Recentemente comprei uma casa num terreno onde existem 3 casas, uma nos fundos e as outras duas uma sobre a outra na parte da frente do terreno, todas desmembradas, e registradas assim no RGI. a casa que comprei fica no segundo andar. as caixas dagua destas duas casas ficam sobre a lage acima da minha unidade e o acesso a elas só é possivel entrando na minha casa. pergunto: Eu estou querendo fazer uma area de lazer para minha familia nesta lage e ja que o acesso dela se dá exclusivamente e unicamente pela minha casa, existe alguma coisa que me impeça de fazer isso? por se tratar de uma casa de dois andares(que repito estão desmembradas) a lage faz parte da minha propriedade ou é de uso comum as duas casas?

Respostas

    Alex Farias

    Alex Farias Segunda, 26 de setembro de 2016, 11h00min

    mais uma duvida, posso pedir ao proprietário do andar de baixo que realoque a caixa d'água dele para outro local?

    Silene Feiler Pereira

    Silene Feiler Pereira Segunda, 26 de setembro de 2016, 17h39min

    Tenho um problema idêntico ao seu, também gostaria de orientação sobre o assunto.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Alex Farias

    Alex Farias Segunda, 26 de setembro de 2016, 18h12min

    achei um artigo apenas: jus.com.br/artigos/22888/o-pluralismo-juridico-e-o-direito-de-laje/2, que trata basicamente das negociações feitas nas favelas ja que a lei é omissa nesta questão. ja me disseram no entanto que, ja que o acesso a laje se dá por dentro da minha propriedade, ela seria de uso exclusivo meu. e como a caixa d'água é de alvenaria, ficaria por minha conta muda-la de lugar. sobre a caixa d'água esta pacificado o entendimento que seria por minha conta a mudança de local, mas do uso fruto da laje não encontro nem julgados sobre o tema, creio que por ser entendimento comum que o morador diretamente abaixo da laje tem prevalência sobre a mesma em se tratando de casa e não de edifícios.
    Mas deixando achismos de lado, legalmente, e sem a necessidade de anuência dos moradores de baixo, que ferramentas jurídicas eu posso usar para torna-la de uso exclusivo da minha propriedade? posso registra-la no RGI como sendo parte da minha casa?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Alex Farias

    Alex Farias Segunda, 26 de setembro de 2016, 19h03min

    ai que tá, não tem como ele criar um acesso externo a esta laje sob nenhuma circunstancia. a menos que ele colocasse uma escada no terreno do vizinho. concordo que minha logica foi equivocada, bem como a laje tem problemas de infiltração e os vizinhos debaixo ja me disseram que não irão ajudar, vou usar isso para averbar um documento em que eles não se opões ao uso exclusivo da laje bem como sua manutenção. acho que se eu argumentar que os custos para sanar os problemas serão astronômicos (mais de 20 mil) eles abrirão mão deste "direito" já que hoje a laje não esta impermeabilizada e tem telhas da década de 1960, ou seja minha casa ta um horror.
    eu queria abusar um pouco e te pedir um favor, que tipo de documento eu posso redigir para que eles abrão mão sem pareceber que estão perdendo, mas sim se livrando de um problema? o que posso incorporar neste documento para que isso seja possivel?

    valeu

  • Removida

    Esta resposta foi removida.