Boa tarde Um amigo da alemanha veio para o brasil com visto de turista dia 29/03/2016 e saiu dia 12/04/2016 totalizando 14 dias. Dia 21/06/2016 ele retornou ao Brasil ficando até 23/08/2016 totalizando 63 dias. Quando o visto dele vence? 180 dias após a chegada ou após a saída? Quanto tempo é preciso esperar fora do Brasil para poder retonar e essa contagem se faz a partir da chegada ou da saída? Quando ele poderá retonar para ficar por mais 90 dias?

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Terça, 27 de setembro de 2016, 18h36min

    Boa tarde Jeferson,
    Todo estrangeiro tem direito a ficar no Brasil no período de um ano um total de 180 dias. Mas no caso dos turista alemães, por motivo de acordo imigratório e reciprocidade de tratamento com os brasileiros na Alemanha, ele só pode ficar no máximo 90 dias por semestre, para melhor entender, seria 90 dias no Brasil e 90 dias fora.
    Mas ele pode ter múltiplas entradas e saídas, desde que a soma dos dias não ultrapasse 90 dias no semestre.
    Só se conta os dias efetivamente utilizados no Brasil.
    Como ele entrou no primeira vez em 29/03/2016 o período aquisitivo para ter os 180 dias termina em 28/03/2017. Pois a partir de 28/03/2017 já começa um novo período aquisitivo, sempre levando em conta que os dias não utilizados no período anterior não são cumulativos para o próximo período.
    Atenciosamente

    Honorio - [email protected]