Sou Brasileiro e gostaria de ter União Estável com Estrangeira, eu fui no tabelião de notas e conversei a respeito de quais documentos da estrangeira são necessários para que possa ter União Estável no Brasil e o tabelião informou que os documentos necessários são RNE, Passaporte, Visto e Certidão de Nascimento, foi solicitado também que a certidão de nascimento emitida no estrangeiro fosse traduzida por tradutor juramentado no Brasil, minha dúvida é a seguinte mesmo essa certidão sendo emitida no estrangeiro esse documento precisa ser consularizado no estrangeiro e depois no Brasil consultado Brasileiro para eu conseguir ter união estável ou não, mesmo porque o tabelião não informou sobre isso, alguém poderia sanar essa minha dúvida?

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Terça, 27 de setembro de 2016, 18h48min

    Boa noite Diego,
    Este tabelião parece que não entende nada de legislação. O que ele passou para você seria para casamento para mim, ele está totalmente equivocado.
    Mas se você dispõe de condições de cumprir esta exigência, tudo bem.
    Em relação a legalização dos documentos expedidos no exterior , as representações diplomáticas brasileiras, só tem legalizados documentos para os países que não são signatários da Convenção de Haia sobre a dispensa de legalização de documentos.
    Atualmente, se o pais de sua companheira for signatário da Convenção de Haia, basta apenas levar em cartório do seu pais para fazer um procedimento chamado "Apostilamento", e aqui no Brasil, caso não esteja na língua portuguesa, deverá ser traduzido por tradutor juramentado
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    ?

    Desconhecido Terça, 27 de setembro de 2016, 19h38min

    Olá Honorio, agradeço por me responder.

    Compreendi, eu tenho em mãos a certidão de nascimento emitida pelo país dela (Cuba), e já mandei ser traduzida para Língua Portuguesa por tradutor juramentado aqui no Brasil, a minha preocupação é se essa certidão precisa ser consularizada no Consulado em Cuba e depois aqui no Brasil para ter efeitos, pois bem, imagine que eu tenha toda a documentação e no momento de fazer a União Estável eles não aceitem, conseguiu entender? Aguardo uma resposta me auxiliando.

    Atenciosamente,

    Diego