Estou gravida de 2 meses e por estar com a placenta descolada o médico decidiu que eu deveria fazer um tratamento em casa e completar o primeiro trimestre da gravidez para não correr risco de aborto e eu já tive 2, meu atestado de 36 dias vaisso até dia 18 de outubro, porém a empresa marcou minha perícia para 18 de novembro 1 mês depois do meio atestado, posso pegar com um médico ao fim do mês atestado um atestado informando que já posso voltar a trabalhar? ou terei que aguardar a pericia do inss? a empresa diz que terei que aguardar não posso voltar antes mesmo que o médico de alta, como faço terei que esperar um mês até a pericia e esse dias que não terá justificativa quem irá arcar? isso pode me prejudicar?

Respostas

    A

    Anne Torres 39137/PE Quarta, 28 de setembro de 2016, 12h57min

    Quando existe um atestado superior a 15 dias de afastamento, ou seja, a partir do 16 dia a empresa é obrigada a encaminhar o trabalhador para INSS, devendo aguardar a perícia. Fica sobre a responsabilidade da empresa pagamento até 15dias, a partir do 16dia os valores serão repassados pelo INSS. Quando finalizar o dias de atestado, você deve voltar ao médico obstetra para verificar se ira precisar de mais alguns dias de repouso, se ele conceder, você leva os atestados no dia da perícia, se ele não conceder, também deve levar o laudo médico de alta. Após a perícia, o perito autorizara o pagamento dos valores referentes 16 dia em diante de forma retroativa. Se preocupe com sua saúde e de seu fiho (a).

    ?

    Desconhecido Quarta, 28 de setembro de 2016, 13h03min

    Obrigada. Ajudou muito.