Carro financiado.Devedor morreu como fica a divida?
Minha amiga viveu em união estável durante 7 anos.Não adquiriram nada e inclusive na certidão de óbito diz que não deixou bens. Seu companheiro comprou um carro financiado em 36 parcelas e após pagar 10 faleceu. Um advogado me disse que com a morte dele, a dívida estaria quitada.Estou em dúvida nesta informação. É verdade? Qual o procedimento agora? assumir ou vender? se faz o inventário mesmo ele não tendo nada??
Ola, todo contrato de financiamento bancario traz a opção de seguro, ocorre que nem todos tomadores do emprestimo o contratam.
Precisamos lembra, caro colega, que no direito sucessorio existe a maxima de que, quem erda recebe o onus e o bonus na medida da herança.
Assim sendo, cabe aos herdeiros ficarem com o carro, pagando a divida, avisando ao banco, ou, devolve-lo negociando, ou vende-lo com a permissão do banco e quitar a divida.
nessa ultima hipotese o comprador faz um contrato e pede alvara de transferencia, ou asdjudicação do bem.
Embora concorde em termos com as respostas acima, entendo, que ultimamente, na sua grande maioria, os veículos "financiados" o são pelo sistema de leasing e neste caso, os herdeiros, se quiserem ficar com o veículo devem continuar pagando-o até seu final e deve constar do inventário como bem. Por outro lado, caso resolvam pela devolução, poderão (porém na justiça), pleitear o recebimento do que o falecido pagou a maior no tal de VGR, que normalmente é bem acima do arrendamento. Seria bom verificar em que condições o veículo foi adquirido.
Jorge Candido www.coutoviana.hpg.com.br [email protected]
Amigos debatedores
Separei algumas discusões das quais tenho participado, porém tenho percebido, que, ou o assunto está esgotado, ou não está despertando interesse entre os experts. Entretanto, não foi isso que me motivou a entrar, sem comentário novo e sim para desejar a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO, repleto de realizações.
Jorge Candido S. C. Viana www.coutoviana.hpg.ig.com.br [email protected]
JOSIELE
Inicialmente verificar se não há seguro prestamista embutido na parcela de financiamento. Havendo, a seguradora deve ser comunicada para quitar o débito junto a financeira. Não havendo, os herdeiros devem pagar as parcelas do financiamento. Em ambas as hipóteses o automóvel (ou os direitos do automóvel) deverá ser arrolado no inventário.
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
Estou com o mesmo problema. Meu pai deixou apenas o carro financiado via leasing e sem o seguro por morte. Como descubro se havia o seguro prestamista embutido? Restam ainda 4 prestações a pagar, o IPVA deste ano (meu pai faleceu na primeira semana de janeiro) e ainda 2 multas. Tenho uma irmã de 29 anos e uma menor (15 anos) , porém não há nenhum tipo de disputa entre nós e estamos de acordo que nossa mãe (casada legalmente com meu pai há 30 anos) seja a favorecida de quaisquer bens ou valores a serem herdados.
Nossa dúvida é: Devemos continuar pagando prestações, multas, IPVA e tudo mais no nome dele até que o automóvel seja quitado? É necessário que se faça inventário deste veículo? Há alguma alternativa para que se venda esse veículo e o valor recebido seja a herança nossa mãe?
Meu Pai faleceu á 1 ano ele comprou um carro em 60 x e ja pagou mais de 40 prestações, com o dinheiro da aposentadoria, o valor das mensalidades é 1.089 reais e minha mãe recebe aposentadoria dele no valor de 1.700 reais não temos o contrato do carro pq a agencia não deu o contrato e nem fez o documento do carro por isso não conseguimos pagar o IPVA do carro o carro foi comprado 2011 o que fazer , o carro ficará quitado?
Bom ..meu pai faleceu no dia 18 d outubro. Pois ele tinha financiado um carro no mes de janeiro. E no ato da compra ele fez um contrato de quitacao por por morte natural..e enviei a certidao e os prontuários médicos. .pois disseram que esta em análise. .. pois esta demorando e recebo cobranças,referente ao ataso d pgto...fazem 42 dias.. estou com medo de els fazerem busca apreensão. Oq façooo. Me ajudem.