Meu pai trabalhou de 1973 a 1986 com carteira assinada, como trabalhador rural, depois venho para cidade e abriu um bar, ficou de 1988 a 1992 no bar pagando como contribuinte individual, depois em 2007 a 2010 voltou a trabalhar como capataz de lavoura,serviço rural, e de 2010 a 2016 trabalha na prefeitura como motorista pela CLT, contratado. A pergunta é: Ele tem 62 anos de idade, e tem 15 anos de trabalho rural, só que o ultimo emprego foi na area urbana - prefeitura, ele consegue encaminhar a aposentadoria por idade rural que é 60 anos e 15 de contribuição, ou por ele ter trabalhado por ultimo como urbano não consegue? e se ele voltar a assinar a carteira como rural novamente que tempo tem que ter de carteira assinada novamente para poder encaminhar por atividade rural? Obrigado.

Respostas

    Carlos

    Carlos Segunda, 03 de outubro de 2016, 17h23min

    Como ele já cumpriu os requisitos para ter direito a aposentadoria por idade (rural), 60 anos de idade e, pelo menos, 15 anos de contribuição, ele já pode dar entrada no requerimento do benefício junto a Previdência. Se ele tiver toda a documentação, CTPS e conseguir comprovar o recolhimento de todo o período, mesmo com intervalo ou tendo recolhido como outro tipo de segurado, ele deve se aposentar logo. Hoje, a informação é de que a aposentadoria pode sair no mesmo dia.