Meu pai, faleceu, mas fez um contrato de união estável com regime universal de bens para que a esposa possa ter direito a pensão e previdência

Há 9 anos ·
Link

Meu pai, faleceu, mas fez um contrato de união estável com regime universal de bens para que a esposa possa ter direito a pensão e previdência, porém estamos com medo dela querer tudo, uma vez que, ela pode ter direito aos imóveis antes e depois do casamento, existe um documento que ela possa assinar abrindo mão da partilha?

2 Respostas
Imagem de perfil de Wander Barbosa
Wander Barbosa
Advertido
Há 9 anos ·
Link
· Melhor resposta

Olá Alexandre,

Sua madrasta terá direito à metade dos bens adquiridos pelo casal APÓS o início da União Estável.

Ela não terá direito aos bens que seu pai adquiriu antes de conhecê-la. Estes bens serão destinados exclusivamente aos filhos. Mesmo após a União Estável, o STJ recentemente julgou um processo entendendo que ela precisa comprovar que contribuiu na aquisição. Ou seja, é possível que ela não tenha direito à nada!

Se desejar maiores esclarecimentos sobre esse assunto, considere entrar em contato comigo através do link abaixo. Nem sempre acesso este site e posso não ter acesso à uma nova pergunta no tempo hábil.

Wander Barbosa www.wanderbarbosa.com.br/contato

Eldo Luis Andrade
Há 9 anos ·
Link

Quando a regime de comunhão de bens escolhido pelo casal é o da comunhão universal de bens e havendo filhos aplica-se o art. 1829, inciso I da lei 10406 de 2002 (Código Civil de 2002). Não há falar em ela assinar abrindo mão da partilha. Por que na comunhão universal não há partilha com os filhos. Tanto dos bens adquiridos antes como após o casamento (ou união estável). Metade dos bens pertence a cada um dos cônjuges ou companheiros como meação e não herança. Então por morte de seu pai ela fica com metade dos bens. E os filhos tem direito a metade dos bens que era parte do pai. A ser partilhado entre os filhos em partes iguais. Então necessário que a viúva ou um dos filhos ou todos os filhos abram inventário judicial ou extrajudicial para separar a parte da viúva da parte que será partilhada entre os filhos.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos