Fiz um ensaio fotográfico por permuta, eu fui a modelo, teve uma maquiadora e dois fotógrafos. Ninguém pagou por nada. A maquiadora que combinou comigo p fazer fotos p o portfólio dela de maquiagem, ela ganharia as fotos e eu tb, os fotógrafos ganharia tb pois teriam material. Passaram se alguns meses e eu só recebi 4 fotos. Cobrei e um dos fotógrafos n me respondeu. Perguntei d novo, ele leu e n respondeu. Resolvi perguntar ao outro q disse q eram só 4 fotos mesmo. Fiquei chateada e o outro fotógrafo veio falar cmg ainda super grosso. Postei no grupo em q estão todos no Face falando da minha insatisfação com as seguintes palavras:

"Galera, cuidado ao marcar ensaios no grupo, certifiquem-se de que realmente são profissionais e vão entregar as fotos, eu fui vítima de duas pessoas que não entregaram. Gostaria de reportar ao administrador do grupo para que isso não ocorra com outras pessoas. Pois eh chato perder tempo e dinheiro, e ainda ficar sem as fotos"

Aí uma menina do grupo pergutou quem eram os fotógrafos eu comentei

Depois veio a maquiadora que nem foi citada no post reclamar.

Logo após, a mesma postou no grupo falando q ia me processar junto c os fotógrafos por calúnia e difamação.

Sendo q nem sequer citei o nome dela, n falei nenhuma mentira e nem difamei ninguém.

Respostas

    A

    Anne Torres 39137/PE Quarta, 05 de outubro de 2016, 6h23min

    Usar facebook ou outro meio de comunicação tem que haver muito cuidado, pois expõe pessoas e que podem solicitar judicialmente retratação. Se você não fez menção de nomes em seus comentários, nem insinuações, só alertou sobre um fato, não caracteriza calunia ou difamação. O que você deve fazer é juntar todas as provas, contato, convite, fotos, e procurar o juizado especial civel, ou seja, pequenas causas de sua região, realizar uma queixa informando que não fora pago o acertado e judicialmente cobrar destas pessoas. Se o montante a ser cobrado for inferior a 20 salários mínimos, a princípio, você não precisará de advogado, podendo você mesmo realizar a queixa.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 05 de outubro de 2016, 12h23min

    E vc pensou que seriam quantas fotos este "portfolio"?????

    J

    Jairo Santana Quarta, 05 de outubro de 2016, 12h56min

    Boa Tarde Kally, caso seja isso mesmo que você alegou, não há motivos para que o Juiz de continuidade na queixa crime.