Minha mãe é doméstica há 2 anos. Ela sempre teve problemas com o pagamento pois sua patroa a registou ganhando 880,00, mas combinou pagar 1100,00 na mão justamente porque do pagamento do FGTS. Quando o esposo da patroa decidiu tomar a frente da situação, ele rasurou a carteira de trabalho da minha mãe e passou corretivo numa tentativa de regularizar a situação dela. Acontece que os dois decidiram viajar ontem e, mesmo minha mãe completando dois anos apenas em janeiro, eles anteciparam dez dias de férias para ela a partir de hoje, 06/10/2016, e não realizaram o pagamento das férias pois alegaram que tem até o dia 05 de janeiro de 2017 (que é quando min ha mãe completa dois anos de trabalho) mesmo tendo combinado previamente que pagaria o valor integral de férias. Eles não deram papel nenhum pra ela, apenas liberaram de boca e nunca dão contra cheque, sempre alegam que não precisam dar nenhum papel pois minha mãe já tem a carteira de trabalho e isso já vale pra ela. Isso é legal? Eles podem fazer isso quanto às férias dela?

Respostas

    Carlos

    Carlos Sexta, 07 de outubro de 2016, 11h36min Editado

    Bom dia, Yasmin!
    Pelo visto esse(a) empregador(a) está fazendo tudo errado. Mas como você questionou as férias e CTPS, vamos falar deles. As férias da doméstica podem ser em 2 períodos, desde que nenhum deles seja inferior a 14 dias, ou seja, o primeiro período pode ser de 14 dias e o segundo de 16 ou o primeiro de 15 dias e o segundo de 15. O pagamento das férias deve ser feito pelo menos 2 dias antes do seu início. Conclusão: Nas férias, o empregado deve tirar o dias e receber. Se isso não acontecer, exatamente como eu falei, o empregado tem direito a receber em o valor dobro. (LC 150/2015)
    Quanto à CTPS, o empregador deve evitar retificar os campos do contrato de trabalho (página principal), porém, se acontecer, entendo que deve usar o campo Anotações Gerais (no final da CTPS).
    Diga para sua mãe ir ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego - Tel.: 158) para fazer uma denúncia própria ou por terceiro para tentar regularizar a sua situação ainda trabalhando. Verifique se sua mãe não tem um sindicato (sindicato dos domésticos) que possa fazer a denúncia por ela. Se não for possível ou se ela preferir, você pode entrar com uma reclamatória (ação judicial) na Justiça do Trabalho, mas provavelmente vai precisar de testemunhas.