Meu pai faleceu e deixou uma casa de herença. Ele comprou essa casa com minha mãe quando eram casados. Eles se separaram há 15 anos. Metade da casa é da minha mãe e a metade do meu pai hj passou para mim, pois sou filho único dele.

Minha mãe pretende passar a parte dela para o meu nome e eu pretendo vender a casa. Entretanto meu irmão (de pai diferente) disse que faz jus a casa também, apesar de nunca ter morado nela e ter sido criado pelos meus avós.

Diante disso, gostaria de saber se minha mãe pode passar a parte da casa que ela comprou com meu pai (que não é pai do meu irmão) para mim sem dar nada para o meu irmão. E se meu irmão pode contestar uma eventual quantia referente a parte dele posteriormente. Minha mãe quer dar a parte dela para mim em vida e meu irmão está ameaçando ela. Infelizmente meu irmão é um desafeto na familia e uma pessoa muito maldosa.

Entendo que meu irmão faria jus a casa somente se minha mãe vier a falecer. Minha mãe hoje mora comigo e pagamos aluguel. Ela pode passar a parte da casa para mim sem dar nada para meu irmão?

Se puderem me dar embasamento jurídico nas respostas, ficaria agradecido

Obrigado por enquanto

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 07 de outubro de 2016, 17h11min

    Como sua mãe tem mais de 1 filho ela só pode doar, a qualquer pessoa, os bens dela até o limite de 50% destes bens

    Eldo Luis Boudou Andrade

    Eldo Luis Boudou Andrade Sexta, 07 de outubro de 2016, 20h33min

    Sua mãe como meeira tem direito à metade da casa. Se este é o único bem que ela tem o correto é metade desta metade caber por morte dela a você e a outra metade a seu iirmão. 25.% para você e 25..% para seu irmão.

    Eldo Luis Boudou Andrade

    Eldo Luis Boudou Andrade Sexta, 07 de outubro de 2016, 20h37min

    Ela não pode em doação feita em vida passar mais de 50.% de seus bens prejudicando herdeiro necessário como o filho.

    ?

    Desconhecido Segunda, 10 de outubro de 2016, 8h23min

    Ela pode vender a parte que lhe cabe do imóvel e eu vender a minha parte? Porque nesse caso ela ficaria com o dinheiro da venda referente a parte dela e eu ficaria com minha parte