Rafael F Solano Segunda, 10 de outubro de 2016, 10h05min

    Vc e ele são responsáveis pelo sustento de todos os filhos menores de 18 anos, e se maiores de 18 anos, que estejam incapazes para o trabalho, ou que estejam estudando em curso tecnico ou de nivel superior em que tenham de estagiar, impedindo que tenham emprego em tempo integral.

    Automática é sua obrigação assim que vc se expõe ao fazer o filho, sua obrigação começa alí e vai até o dia em que o filho já possa legalmente se sustentar sozinho

    E filho é filho, não importa o seu gênero, se macho ou fêmea, se menino ou menina

    G

    Getulio Segunda, 10 de outubro de 2016, 10h21min

    Arnaldo, não é automática, se seu filho já tem 18 anos você pode entrar na justiça requerendo exoneração de pensão. Mas o caso não é simples. Caso seu filho esteja estudando, você ainda tem que pagar um valor para ele. Mas se você teve alguma mudança no seu padrão, nascimento de outros filhos, novo casamento (pode ser união estável tb) isso tudo é levado em consideração, daí na audiência de conciliação o mediador vai tentar o acordo, isso quer dizer que pode diminuir o valor da pensão, pode impor uma data limite para o final do pagamento.
    Entretanto, há de se lembrar que, os filhos da sua parceira são de responsabilidade dela e do pai dos meninos e não sua. caso não aconteça de se obter o acordo na audiência, o juiz irá julgar o caso, ele então irá analisar tudo o que foi dito e as provas.