Boa tarde, fui amasiada com meu sócio por sete anos. Ele já tinha uma empresa e trabalhei de 2008 à 2011 sem remuneração, toda vez que entrava no assunto salário ele respondia que não iria pagar pois eu estava construindo para mim mesmo e que se algum dia nos separássemos eu iria querer meus direitos de esposa e não de funcionária, e eu aceitei, afinal o amava e não queria criar confusão. Em 2011 surgiu a oportunidade de comprarmos uma empresa no mesmo seguimento e colocamos 90% do capital em meu nome e 10% no nome dele, ele até queria colocar no nome do sobrinho, mas como eu já estava percebendo as espertezas dele, falei que seria no meu afinal eu que estava ao lado dele construindo o que era nosso sem receber pelo meu suor. Então entrei na faculdade de administração para ajudar melhor nos negócios, me formei e então nos separamos, ele só me traía e engravidou uma mulher na rua (eu já criava um filho dele, no qual o ajudei a ganhar a guarda na justiça). Enfim fizemos um acordo de boca que quando ele me desce metade do valor do apartamento e um carro eu passaria a minha parte da empresa para o nome dele e que até isso acontecer eu continuaria trabalhando e tirando meu pro labore para meu sustento. Isso faz um ano e meio e até hoje ele não deu a minha parte. Só que o problema é que ele é muito autoritário e se acha meu chefe, xinga, briga e se não faço as coisas do jeito dele diz que vai me tirar a força e me colocar para fora. A empresa está sediada no imóvel comprado em nome dele quando ainda estávamos juntos e ele diz que pelo imóvel ser dele ele me tira daqui a hora que ele quiser. Gostaria de saber se ele pode me proibir de entrar no imóvel onde a empresa está estabelecida e o que eu posso fazer no caso dele me proibir de entrar, sendo que empresa está no meu nome? Dias atrás eu cheguei no escritório uns 20 minutos depois do horário que sempre chego e ele veio me dizer pra rever meus horários pois se eu ficasse chegando atrasada ele ia tomar atitudes e que eu sei que ele é doido (tom de ameaça) e eu respondi que ele deveria se policiar primeiro pois dia nenhum ele tem hora pra chegar e ele respondeu que era problema dele, pedi que ele me respeitasse primeiro como pessoa depois como sócia e ele zombou dizendo que era ilusão minha que eu era sócia só no papel que eu era louca, que era pra esquecer isso. Eu trabalho todos os dias, sou eu que pago as contas da empresa, envio emails, atendo telefone, faço financeiro, administrativo... Ele pode tentar me proibir de movimentar a empresa, de vim trabalhar? O que eu posso fazer se ele tentar? Obrigada e desculpa o desabafo, é difícil trabalhar com uma pessoa gritando no seu ouvido e te humilhando na frente dos seus próprios funcionários. Obs.: hoje só movimentamos a empresa na qual somos sócios, apesar dele não ter dado baixa na outra não compramos e nem vendemos nada por ela.

Respostas

    ?

    Desconhecido Segunda, 10 de outubro de 2016, 15h45min Editado

    Alguém por favor!

  • -1
    R

    Rafael F Solano Terça, 18 de outubro de 2016, 15h17min

    Que autoridsade ele tem? Só aquela que vc mesma dá a ele!! Um sócio não tem autoridade sobre o outro!! Um sócio pode mais que o outro desde que esteja claramente definido no contrato social!!

    Os pais tem autoridade sobre os filhos enquanto MENORES!! A policia, o juiz, um senador, um representante do povo legitimamente eleito, podem ter autoridade sobre um cidadão, ninguém mais!!!

    Sócio não recebe "remuneração" do outro sócio! Sócio tem pro labore, e isso tmb tem de estar claramente combinado entre os sócios e previsto no contrato social!

    Se o dinheiro que ele aplicou na compra da tal empresa era dele antes de vcs se unirem em casamento ou união estável, lamento, mas mesmo em seu nome ele pode cobrar o valor aplicado, como um empréstimo a vc, com isso vc é quem deve a ele o valor correspondente as suas cotas.

    Sugiro que tire SUA empresa do imóvel dele, pois o bem é dele e ele pode sim impedir o acesso de quem for !!!!