olá minha mãe tem 65 anos, ela nunca tinha contribuído antes dos 63 anos, foi contribuído um ano e ela começou a receber o aux. doença, ela tem grave problemas de saúde comprovado por vários médicos o q impossibilita o trabalho, enfim ela pode se aposentar por idade? Contribuindo apenas 1 ano e 2 meses existe esse tipo de aposentadoria?

Respostas

    Armando Franco

    Armando Franco Sexta, 14 de outubro de 2016, 17h58min

    RODRIGO FERREIRA TORTATO//
    Aposentadoria por idade, mulher, é necessário ter pelo menos 60 anos de idade e no mínimo 15 anos de contribuições,
    Está recebendo auxílio-doença, que é um benefício provisório
    Como está recebendo há menos de um ano, há possibilidade de NÃO ser submetida ao "pente-fino".
    Se o for, há a possibilidade de vir ser aposentada por invalidez Benefício que também é provisório..
    Sds. cordiais
    Armando

    ?

    Desconhecido Sexta, 14 de outubro de 2016, 18h04min

    MUITO OBRIGADO SR ARMANDO, ME RESTA APENAS UMA DUVIDA. ELA NAO TEM CONTRIBUIÇÃO, POREM TEM 65 ANOS. A POSSIBILIDADE DE APOSENTADORIA?

    E

    Eldo Luis Andrade Sexta, 14 de outubro de 2016, 18h41min

    Se tiver será aposentadoria por invalidez. Aposentadoria por idade exige no mínimo 15 anos de contribuição. O que ela eventualmente pode ganhar é o benefício assistencial ao idoso. Que não exige tempo de contribuição. Mas este só é dado se ela não tiver fonte de renda e/ou a família não tiver condições de mantê-la. Não é tão fácil assim.