Minha filha tem 24 anos, mora comigo e sempre morou, sempre sustentei e ela nunca trabalhou na vida. Entrou na faculdade com 22 anos (curso em período integral) e nao ajuda em casa, me desrespeita, sai e chega na hora que quer e nao cumpre nenhuma regra, como lavar a louça em que come e falta com respeito dentro de casa, xinga, grita e esbraveja. Agora, como está se achando "injustiçada" por eu cobrar dela certas atitudes da idade dela, ela tem 24, nao 4 anos, diz que vai embora de casa e que serei obrigada a pagar pensao pra ela pois ela está na faculdade em curso integral e, supostamente, nao tem condiçoes de trabalhar e estudar. Nao acho certo pagar pensao pra ela, que nao cumpre com nenhuma regra em casa e ainda por cima destrata a todos, ela nao é criança e quando se formar, em 2019, ja vai ter 28 anos!!! Nao é certo sustentar filho que destrata e nao colabora ate praticamente 30 anos!! Sou funcionária pública com mais de 50 anos, tenho uma mae doente de mais de 90, a qual ajudo a sustentar e cuidar, ja que essa minha filha nao da a mínima. Minha dúvida: sou OBRIGADA a pagar pensao pra uma "criança" de 25 anos praticamente que SAIR DE CASA POR VONTADE PRÓPRIA por nao querer cumprir regras básicas de convivencia e que me desrespeita????? Por favor, citar artigos na Constituiçao que digam que sou obrigada!!! Desde ja agradeço.

Respostas

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 14 de outubro de 2016, 17h14min

    Mesmo q ela fosse morar com o pai ou tios ou avós e pedisse pensão... a idade limite é 24 anos.

    Não fala nada, deixa ela sair de casa, a vida dá tanta porrada, que acaba endireitando.
    Boa sorte

    R

    Rafael F Solano Sexta, 14 de outubro de 2016, 17h27min

    Se ela ainda não saiu de sua casa, vc pode enquadra-la na Lei Ma da Penha por maus tratos psicológicos, e v c poderá pedir ordem de restrição, portanto, ate´o juiz vai mandar ela sair de sua casa, e como ficou por 4 anos sem se sustentar e sem ajudar em casa, até ele vai mandar ela trabalhar!!!

    J

    Joãozinho2323 Sexta, 14 de outubro de 2016, 17h27min

    Acho ser obrigada a sustentar uma pessoa ate praticamente os 30 anos!! A meu ver a Lei nao deve estimular o ócio, sim, pois isso é ócio! Entao ela nao tem direito nenhum de me pedir pensao?
    Nota: a única avó que tem está doente e nao há de recebê-la, o pai sumiu no mundo faz tempos, nao temos parentes próximos com quem possa ficar, mesmo assim posso ser obrigada a pagar?

    M

    Mark Sexta, 14 de outubro de 2016, 17h30min

    Vc não é obrigada a pagar nada como já respondido acima.

    J

    Joãozinho2323 Sexta, 14 de outubro de 2016, 17h34min

    Como mae, nunca me imaginei chegar a esse ponto! Acho falta de respeito isso! Ela passou mais de um ano na faculdade recebendo bolsa de iniciaçao de 400 reais e nunca ajudou em uma conta ou deixou de pedir o dinheiro das passagens e almoço, que sempre dei!
    Entao por Lei, nao sou obrigada a dar nada, nao é?

    A

    Aline Ramos Sexta, 14 de outubro de 2016, 17h55min

    Como já respondido diversas vezes, não, vc não é obrigada a dar nem uma grama de açúcar que seja!

    R

    Rafael F Solano Sexta, 14 de outubro de 2016, 19h12min

    Ana, a Lei permite que um filho QUE PRECISE de ajuda a peça aos pais, contudo, se ele não fez por onde, se dedicando aos estudos para ao alcançar a maioridade deixasse de ser um peso para os pais, dificilmente sua filha vai conseguir alguma coisa.

    Mas sugiro que se previna, registre BO por maus tratos pelo menos, assim, se ela levar o pleito a justiça vc terá uma prova do comportamento que ela já mantinha com vc, isso vai ajudar ao juiz a fazer o juizo do carater dela