Mãe é OBRIGADA a pagar pensao para filha maior de 24 que está na faculdade e que escolheu sair de casa?
Minha filha tem 24 anos, mora comigo e sempre morou, sempre sustentei e ela nunca trabalhou na vida. Entrou na faculdade com 22 anos (curso em período integral) e nao ajuda em casa, me desrespeita, sai e chega na hora que quer e nao cumpre nenhuma regra, como lavar a louça em que come e falta com respeito dentro de casa, xinga, grita e esbraveja. Agora, como está se achando "injustiçada" por eu cobrar dela certas atitudes da idade dela, ela tem 24, nao 4 anos, diz que vai embora de casa e que serei obrigada a pagar pensao pra ela pois ela está na faculdade em curso integral e, supostamente, nao tem condiçoes de trabalhar e estudar. Nao acho certo pagar pensao pra ela, que nao cumpre com nenhuma regra em casa e ainda por cima destrata a todos, ela nao é criança e quando se formar, em 2019, ja vai ter 28 anos!!! Nao é certo sustentar filho que destrata e nao colabora ate praticamente 30 anos!! Sou funcionária pública com mais de 50 anos, tenho uma mae doente de mais de 90, a qual ajudo a sustentar e cuidar, ja que essa minha filha nao da a mínima. Minha dúvida: sou OBRIGADA a pagar pensao pra uma "criança" de 25 anos praticamente que SAIR DE CASA POR VONTADE PRÓPRIA por nao querer cumprir regras básicas de convivencia e que me desrespeita????? Por favor, citar artigos na Constituiçao que digam que sou obrigada!!! Desde ja agradeço.
Acho ser obrigada a sustentar uma pessoa ate praticamente os 30 anos!! A meu ver a Lei nao deve estimular o ócio, sim, pois isso é ócio! Entao ela nao tem direito nenhum de me pedir pensao? Nota: a única avó que tem está doente e nao há de recebê-la, o pai sumiu no mundo faz tempos, nao temos parentes próximos com quem possa ficar, mesmo assim posso ser obrigada a pagar?
Como mae, nunca me imaginei chegar a esse ponto! Acho falta de respeito isso! Ela passou mais de um ano na faculdade recebendo bolsa de iniciaçao de 400 reais e nunca ajudou em uma conta ou deixou de pedir o dinheiro das passagens e almoço, que sempre dei! Entao por Lei, nao sou obrigada a dar nada, nao é?
Ana, a Lei permite que um filho QUE PRECISE de ajuda a peça aos pais, contudo, se ele não fez por onde, se dedicando aos estudos para ao alcançar a maioridade deixasse de ser um peso para os pais, dificilmente sua filha vai conseguir alguma coisa.
Mas sugiro que se previna, registre BO por maus tratos pelo menos, assim, se ela levar o pleito a justiça vc terá uma prova do comportamento que ela já mantinha com vc, isso vai ajudar ao juiz a fazer o juizo do carater dela