Trata-se de uma caso no Parana, mãe solteira, mulher não registrou o nome do pai biológico, quando a criança tinha apenas 1 ano foi entregue a um casal de primos dela que a criaram como filha, hoje a filha que já tem 14 anos quer o pai socioafetivo ao invés do biológico em sua certidão, pois para ela ele que e seu pai, neste caso como seria o processo para incluir também o pai socioafetivo?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 15 de outubro de 2016, 17h35min

    Uma vez reconhecida a origem genealógica, que é a paternidade do pai biologico, o padrasto poderá adicionar seu sobrenome ao do enteado, ou no caso

    H

    Hedon Sábado, 15 de outubro de 2016, 19h49min

    E por que não entraram com processo de adoção quando a menina era criança???

    ?

    Desconhecido Segunda, 17 de outubro de 2016, 1h19min

    Boa noite Hedon, não entraram com um processo de adoçao pois a criança e os pais "adotivos" tem relação com a mãe que so deixou a criança para poder se formar, porem sendo presente na vida da menor

    M

    MSF F Segunda, 17 de outubro de 2016, 13h18min

    Quais seriam as possibilidades e o procedimento para reconhecimento de minha enteada como filha?
    Meu esposo tem a guarda unilateral, desde dos 2 anos e meio de idade dela, ela me tem como mãe, e eu a tenho como filha, porém ela tem contato com a mãe biológica. Em todos os estudos psicossociais em processos de guarda abertos pela mãe biológica sempre fica muito claro que ela tem duas mães, sempre fica evidente o vinculo que temos, já foram 3 processos de tentativa de recuperação da guarda por parte da mãe, sem sucesso, um deles inclusive com pedido de guarda compartilhada, negado.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de me tornar mãe dela legalmente, inclusive na certidão de nascimento, pois sou mantedora de todas as despesas dela, juntamente com meu esposo, sem contar da vontade de desejo dela em que eu fosse sua mãe legalmente, e não somente a mãe do coração, ela tem apenas 7 anos de idade, e a mãe biológica com toda certeza é contra o nosso vínculo. Quais serão as possibilidades e os caminhos a tomar?