Eu tive uma união estável com uma pessoa, que já terminou a quase dois anos. Mas agora essa pessoa não quer assinar a dissolução da união (nós não temos filhos e nem bens juntos mais). Já moro com outra pessoa e precisando me casar o quanto antes pois tem um filho a caminho e gostaria de me casar antes dele nascer. Como devo proceder? Posso me casar mesmo enquanto minha união não é dissolvida, já que são tramites diferentes? Terei gastos com a dissolução?

Respostas

    D

    Daniel Tiago Inácio Salina Sábado, 15 de outubro de 2016, 21h12min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Não é desnecessário desfazer a união estável em cartório para casar. Veja os artigos 1521 e 1523 do código civil, que tratam dos impedimentos sobre casamentos. Lá não consta nada sobre união estável. Só a título de curiosidade, mesmo se você estivesse ainda em união estável de fato com uma pessoa, você pode sim casar com outra!

    R

    Rafael F Solano Sábado, 15 de outubro de 2016, 18h44min

    Pode casar, a união estável que vcs tiveram não é impedimento.

    ?

    Desconhecido Sábado, 15 de outubro de 2016, 19h03min

    A união è com uma pessoa e eu pretendo me casar com outra. Posso?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 15 de outubro de 2016, 20h44min

    Pode!!!

    D

    Desconhecido Quarta, 19 de outubro de 2016, 0h07min Editado

    bom saber!

    E

    Elaine Cristina Quarta, 19 de outubro de 2016, 0h36min

    eu tambem tinha essa mesma duvida!e estava morrendo de medo de dar problemas

    E

    Elaine Cristina Quarta, 19 de outubro de 2016, 0h38min

    Josélia,se possível depois compartilhe comigo sua experiencia,se correu tudo bem.Ja estou convencida pelas respostas,mas nada como alguém com experiencia própria para me tranquilizar!abraço