Olá,

Contribuo com o INSS há muitos anos. Nesse período devo ter ficado desempregada algumas vezes, porém na última empresa trabalhei por 9 meses e a empresa fechou. Fui demitida em Maio/2015 e recebi o seguro desemprego. Ainda estou desempregada e agora grávida. Meu bebê vai nascer em Dezembro/2016. Ainda estou segurada e vou ter direito à licença maternidade? Lendo sobre o assunto tem tantas informações divergentes. Uns falam que estou segurada por 24 meses, outros dizem que por ter ficado somente 9 meses na última empresa não tenho direito. Gostaria de saber se tenho ou não é se há alguma forma de reaver a qualidade de segurada antes do bebê nascer. Desde já agradeço e aguardo orientação. Att; Jeane

Respostas

    Armando Franco

    Armando Franco Sexta, 21 de outubro de 2016, 23h00min

    Je//
    Uma sugestão que recomendo, antes de executá-la, verifique em qualquer Agência do INSS :
    a) Em 14/NOV/2016 recolha como Segurada Facultativa a Competência OUT/2016
    b) Em 01/12/2016 recolha a Competência NOV/2016
    c) Em 01/12/2016 recolha também a Competência DEZ/2016
    Seu bebê nascendo a partir de 02 de dezembro/2016 entendo que vc terá de contribuições ao INSS :
    9 meses de carteira assinada mais 3 Competências recolhidas como Segurada Facultativa
    Na Agência do INSS será conveniente verificar se esta sugestão é aceitável.
    Se o for, peça para a orientarem como recolher na Categoria de Segurada Facultativa.
    Sds. cordiais
    Armando