Pode un aluno de 20 anos ser processado pelo seu professor por ter chamado o mesmo de Führer em um grupo fechado em uma rede social? Mesmo sem ter citado o nome do professor nem nenhuma imagem. Apenas outros alunos que previamente citaram o nome dele no grupo e o aluno fez o comentário de "Nosso Führer não irá gostar disso"?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 22 de outubro de 2016, 13h20min

    Entendo que para alguns de baixa inteligência seja dificil entender quando os que tenham o cérebro funcionando corretamente percebem a que se refere determinados comentários.

    Portanto, é lógico que pode responder por seus atos, não é mais criancinha!! Mas vai ser papai quem vai ter de pagar a multa para o filhinho não ter de prestar serviços comunitários humilhantes, e é claro que não vai ficar de graça a idiotice do bebezão!!!

    ?

    Desconhecido Sábado, 22 de outubro de 2016, 14h05min Editado

    Rafael, obrigado pela resposta. Mas no caso eu que gostaria de saber se compensaria eu entrar na justiça com o processo, ou as provas são ínfimas e não daria em nada, visto que Führer, apesar de lembrar de Hitler, seja apenas um título é uma palavra alemã.

    D

    Desconhecido Domingo, 23 de outubro de 2016, 15h24min

    Vau depender de todo um contexto e principalmente cinseguir provar que a "ofensa" era dirigida para pessoa que se sentiu ofendida, para mim se sou o professor resolvia isso na prova.

    H

    Hen_BH Segunda, 24 de outubro de 2016, 14h47min Editado

    Fernando,

    a meu ver, a questão é inversa ao que você disse: "visto que Führer, apesar de lembrar de Hitler, seja apenas um título é uma palavra alemã." A minha leitura é a seguinte: Führer, (que significa, "lider", "guia", "chefe") apesar de ser uma palavra alemã, está indelevelmente associada à figura de Hitler.

    Quem tem um mínimo conhecimento da História, ainda que não saiba a tradução da palavra, sabe bem que ela era usada para se referir ao líder nazista. Não estamos na Alemanha. "Führer" não é e nunca foi uma palavra utilizada no vocabulário brasileiro para ordinariamente se referir a um chefe, líder ou algo que o valha.

    Nenhuma palavra é, em si, ofensiva ou inofensiva. A ofensividade (ou não) deve ser extraída do contexto em que proferida. Se já existe alguma indisposição entre o "ofendido" e o "ofensor", isso pode ser um indicativo do intuito de ofensa. No mínimo pode render um pedido de explicações em juízo.

    Faça um teste: vá ao Google e digite a palavra "Führer"... depois de ver que a quase totalidade dos textos fazem menção direta a Hitler, alterne a consulta para "imagens"... e me diga depois quem aparecerá em praticamente 100% delas...