Fui casada por 11 anos, e há 4 anos em comunhão universal de bens. Construímos um prédio com apartamentos e salas comeciais para locação. Porém há alguns anos ele vinha apresentando sérios problemas com drogas e bebidas. Me expulsou de casa em uma dessas noites sinistras. Saí e fui morar com meus pais, juntamente com meus dois filhos. Deixei todos os pertences pessoais na casa pois na casa de meus pais não há condições de trazer nada. Vivem de forma bem humilde. Faz 30 dias desde que saí de minha casa e confesso que não tenho interesse em ficar lá pois sei que teria que aguentar a pressão dele em querer retomar a relação. Não sei por onde começar, pois não tenho condições de contratar um advogado. E ele já deixou bem claro que exigira guarda compartilhada das Crianças, usou isso como estratégia para me amedrontar pois sabe que tenho medo de deixar ele sozinho com as crianças que tem apenas 4 e 5 anos. Um deles sofre de grave doença de pele e precisa de cuidados diários os quais sei q ele não tomaria. Aliás ele não tem a menor condição de manter um dia de cuidados com as crianças... deixei ele passear com os meninos num shopping e ele perdeu uma das crianças, quando a encontrou levou pro carro e bateu e ainda tentou trabalhar no psicológico deles para não me contarem o ocorrido. Ele é externamente agressivo e me ameaça com isso e até com outras coisas... Mas a verdade é que mesmo já tendo arrumado um trabalho, não consigo dar conta de tudo que eles precisam. Até abriria mão da pensão se conseguisse ter a metade do patrimônio, ou pelo menos metade do valor das locações, mas não sei quanto tempo isso levaria. Por onde posso começar, principalmente no que diz respeito às crianças, mesmo que ele nunca tenha agido como pai, não quero proibir a visitas, mas queria que fossem acompanhadas, mas de forma alguma consigo ter paz em imaginar meus filhos sozinhos com ele. Ele é diagnosticado com transtorno bipolar e inclusive é até afastado do trabalho por isso. A renda que tínhamos vinha dos aluguéis e do auxílio doença dele. Quais as chances de ele conseguir guarda compartilhada? Pois sinceramente se forem grandes, prefiro abrir mão de tudo...

Respostas

    Filipe Luiz

    Filipe Luiz Domingo, 23 de outubro de 2016, 10h23min

    Bom dia. Bem, no regime de comunhão universal de bens a Sra. todos os bens se comunicam, ou seja, os bens tem que ser divididos entre os conjugues, no artigo 1668 do Código Civil descreve os bens que são excluídos da comunhão. Quanto a guarda compartilhada se houver provas quanto as informações de agressão física e psicológicas o juiz pode decidir a guarda compartilhada de forma diferente e até não aplica-la, depende de quão grave essa situação é para as crianças, conforme o artigo 1586 do Código Civil. E por terem filhos menores de idade é necessário ação judicial, pois o Ministério Público tem que participar do processo. Espero ter ajudado !

    ?

    Desconhecido Segunda, 24 de outubro de 2016, 9h55min

    Obrigada pela ajuda...
    Mas onde devo ir para iniciar o procedimento... pois não tenho condições de contratar advogado.
    Queria ir num setor que pudesse me ajudar desde o procedimento de separação até a guarda das crianças...

    Filipe Luiz

    Filipe Luiz Segunda, 24 de outubro de 2016, 20h38min

    Procure a defensoria Pública no Fórum, eles vão orientar a Sra.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 26 de outubro de 2016, 20h03min

    Requeira em separado o seu divórcio e a guarda de seus filhos. Já poderá pedir logo os alimentos provisórios que visa socorrer a quem tem necessidades urgentes, as crianças.