Estou em meio a um processo de investigação de paternidade; não tive propriamente um relacionamento com o pai do meu filho, nem sequer fomos namorados, e como ficamos sem contato por 6 anos, nem sei muita coisa sobre ele e sua vida. Meu filho é autista, e minha preocupação é com as visitas, guarda, enfim. Ele pode exigir guarda, mesmo sem termos qualquer tipo de relacionamento anterior? E sobre visitas? Posso pedir que sejam na minha presença ou na minha residência? Faço a ressalva que, essa intenção não visa nenhum tipo de retaliação nem desejo de privar a ambos da própria companhia, mas autistas tem rotinas muito definidas, que podem acarretar em muito estresse e desconforto para a criança.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 24 de outubro de 2016, 1h54min

    Visita, guarda, pensão.....são direitos DA CRIANÇA

    Não importa o tipo e nem a duração do relacionamento dos pais da criança,. só importa é o convívio dela com eles!!!! Se o pai nunca conviveu com o filho, é óbvio que seria negativo para acriança ser forçada a conviver com um total estranho!! As visitas terão de ser inicialmente assistidas, sejam por vc ou por outra pessoa que faça a criança se sentir segura para conviver com outras pessoas ainda estranhas a ela.

    Mas, depois que deixar de ser estranho ao filho, o pai poderá pedir passeios, pernoites e até a alternância de lar caso pretenda a guarda compartilhada, embora a compartilhada não defina de pronto a dita alternancia

    Contudo, se vc tiver laudos médicos que confirmem que a alternância ou pernoites podem ser prejudicias a criança, quem sabe o juiz só defina visitas?!