Nunca tive a presença paterna na minha vida, fui criada pela minha avó, sendo assim não vejo razão para ter o nome em meu registro de nascimento, gostaria de retirá-lo, é um processo complicado? Preciso de uma advogado para essa solicitação, caso seja necessário, posso recorrer a defensória pública?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 26 de outubro de 2016, 22h31min

    Supondo que ele tivesse morrido quando vc ainda era um bebe, vc ia tirar o nome dele do mesmo jeito? Afinal, ele tmb não teria dado apoio paterno, emocional e muito menos financeiro

    Não sei se vc já leu a certidão de nascimento, mas ela não é uma agenda, não existe para somente colocar nome de amigos e pessoas queridas. Ela só existe para registrar a origem genealogica de um cidadao, não importa se vc conhece as pessoas cujos nomes constam lá.

    Se ele nunca tentou lhe matar, lamento, não tem como alterar sua certidão

    ?

    Desconhecido Segunda, 31 de outubro de 2016, 21h09min

    Como poderia imaginar que a certidão não é uma agenda, mas peço desculpas. Só para esclarecimento, tenho um processo em andamento contra ele e uma medida protetiva, mas o motivo da retirada é só porque não acho bonito o sobrenome dele no meu nome.

    G

    GLC Quarta, 02 de novembro de 2016, 9h55min

    Carolina, não existe possibilidade de retirada de sobrenome, pois a Jurisprudência é pacífica nesse sentido:Ementa: CIVIL. ALTERAÇÃO DE NOME CIVIL. EXCLUSÃO DO SOBRENOME PATERNO. AUSÊNCIA DE MOTIVAÇÃO. PREJUÍZO À IDENTIFICAÇÃO FAMILIAR. ARTIGOS 56 E 57 DA LEI Nº 6.015 /73. 1. NÃO DEMONSTRADO O MOTIVO PARA A PRETENDIDA ALTERAÇÃO DO NOME CIVIL DA AUTORA, COM A EXCLUSÃO DO SOBRENOME PATERNO, EM DETRIMENTO DA IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO FAMILIAR QUE INTEGRA, CORRETA A SENTENÇA QUE JULGOU IMPROCEDENTE O PEDIDO, À LUZ DO QUE ESTABELECEM OS ARTIGOS 56 E 57 DA LEI Nº 6.015 /73. 2. RECURSO IMPROVIDO.