Hoje tenho 14 anos e não tenho mais nenhum tipo de contato com meu progenitor biológico (me recuso a chamá-lo de pai). Passei a infância com ele me maltratando e me traumatizando, enquanto minha mãe sempre brigou pela minha guarda e pelo fim das visitas. Ele me causou sérios danos psicológicos e fui criada como filha pelo meu padrasto, a quem chamo de pai. Em março de 2012 (estamos em outubro de 2016), meu progenitor biológico desistiu do processo pela minha guarda, que foi encerrado. Desde então ele nunca procurou saber nem se eu estava viva. Não tenho anda além de nojo deste homem e não quero ser ligada a ele de nenhuma maneira. Meu caso foi quase que uma exceção no país inteiro, pois nunca tive de pernoitar com ele e, mesmo ele sendo juíz federal, a justiça conseguiu sair vitoriosa. Não quero mais ter o sobrenome dele pois me faz um enorme mal!! Além de ser um sobrenome feio (de Azevedo Silva), eu quero seguir carreira na justiça federal e não quero ser conhecida como filha daquele traste! Amigos de mais de 10 anos nunca souberam meu sobrenome, pois sempre tive vergonha e me faz mal. Eles se voluntariaram a escrever declarações afirmando as vergonhas que já passei pelo sobrenome e como ele me faz mal. Eu quero trocar esse sobrenome o quanto antes. Não consigo mais esperar 18 anos. Me ajudem!

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 27 de outubro de 2016, 6h16min

    LUIZA

    Através de Ação de Retificação de Registro Civil é possível incluir o sobrenome do padrasto. Mas é pouco provável que seja aceito a exclusão ou substituição do sobrenome de seu pai.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com