Quando meu pai biológico me registrou acabou excluindo o sobrenome da minha mãe de propósito. Me sinto triste por não ter o sobrenome dela e ainda mais triste por ter o sobrenome de um homem que não tenho contato. Minha mãe convive com outro homem desde que tenho 1 ano, e considero ele como meu pai. Sempre quis excluir o sobrenome paterno e adicionar o sobrenome do meu padrasto, porém todos sempre me disseram que eu só conseguiria fazer isso APÓS os 18. Se eu não conseguisse excluir o nome do meu pai ou adicionar o do meu padrasto, gostaria de adicionar o sobrenome da minha mãe "TEIXEIRA" e do meu bisavô materno "CASSIANO". A ordem também seria muito importante, pois meu nome é Emilly Pinto, e adicionando o nome da minha mãe "Emilly Teixeira Pinto" causaria uma cacofonia que me envergonharia, portanto gostaria que fosse "Emilly Teixeira Cassiano Pinto". Gostaria que me dessem uma luz, sobre como isso funciona, se realmente posso fazer isso com apenas 16 anos e se o processo demora. Muito Obrigada!!!

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 28 de outubro de 2016, 10h50min

    EMILY

    É possível incluir os sobrenomes materno, avoengo e de padrasto. E em qualquer posição. Pode ser em qualquer idade. E deve ser através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Havendo mais dúvidas, pergunte diretamente no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Sexta, 28 de outubro de 2016, 18h03min

    E será que eu consigo excluir o sobrenome paterno? Esse processo demora muito? Quanto custa?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 28 de outubro de 2016, 18h18min

    EMILY

    Pouco provável. Veja as demais respostas no site abaixo. Havendo mais dúvidas, pergunte diretamente no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com