Tenho um carro 2001 com bloqueio judicial pela faculdade, desde então não pago seu IPVA e Licenciamento, agora inseriram meu nome no SPC Serasa referente a estas dívidas, cabe processo contra essa inclusão?

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 28 de outubro de 2016, 17h06min

    Se vc mesma esta dizendo quecesta inadimplente o credor tem todo direito de buscar meios de receber inclusive mandando para spc serasa cartório ou ajuizar ação de penhoras.

    D

    DANILO CRUZ Domingo, 30 de outubro de 2016, 11h26min

    Olá Daniele. Com relação a negativação de seu nome, infelizmente, não há como você processar, uma vez que a negativação por dívida que, de fato, existe não gera nenhum dano à sua imagem, inviabilizando o processo por danos morais.

    O que pode ser feito é, se a dívida negativada for exclusivamente fiscal, ou seja, IPVA / LICENCIAMENTO, existe a possibilidade de pleitear judicialmente a exclusão do nome do SERASA com base no argumento de que existe um excesso na conduta do FISCO, uma vez que o Estado dispõe de outras ferramentas de cobrança mais efetivas que a negativação.

    Já existem alguns julgados no judiciário concedendo ao contribuinte o direito de não ter o sue nome negativado no SERASA por motivo de dívida fiscal, no entanto, não é um entendimento pacífico do judiciário.

    No mais, a depender do estado em que você reside, é possível realizar o parcelamento da dívida em até 60 vezes, mas dependo da legislação Estadual, confirme essa possibilidade na secretária da fazenda do seu Estado.

    Boa Sorte.