Olá. Eu e mais 4 amigos saímos bêbados, e um deles teve a ideia de furtar uma loja. Ele pediu que o esperássemos em uma esquina. Sendo assim, fingimos que o esperamos na esquina, mas fomos embora para não nos envolvermos mais na situação. A ideia de furtar a loja foi dele, ele entrou sozinho, foi embora sozinho, e todos os itens subtraídos estão com ele (não quero nada que não seja meu). Ele não foi apanhado em flagrante, mas existem câmeras no local, e estou com receio de que eu e meus outros dois amigos sejamos indiciados. Nós três temos bons antecedentes (menos o que invadiu a loja), e além disso, tenho curso superior. O que pode acontecer caso sejamos indiciados? Podemos ser cúmplices neste caso? Por quais crimes posso responder? Omissão é crime? Grato.

Respostas

    Leilson Roberto da Cruz Lima

    Leilson Roberto da Cruz Lima 368656/SP Quarta, 02 de novembro de 2016, 10h39min

    Se vocês foram embora, fica mais fácil. O ideal é acompanhar o inquérito de perto e evitar um indiciamento, mas pelo que você conta não houve crime nem participação da parte de vocês.
    Se for de SP entre em contato: [email protected]

    ?

    Desconhecido Quarta, 02 de novembro de 2016, 14h54min

    Obrigado pela resposta, Leilson.
    Haviam câmeras no local que mostravam nós quatro juntos conversando anteriormente. Creio que uma destas câmeras também mostra três de nós indo embora antecipadamente, enquanto o meliante atravessava a rua para realizar o furto. Dentro da loja não haviam câmeras, mas existem imagens do meliante com as mercadorias roubadas andando nas ruas. Nós três não fomos indiciados (talvez nem seremos), mas ainda assim, fico preocupado. Nunca passei por uma situação dessas antes. O que pode acontecer caso tenhamos que prestar esclarecimentos na delegacia? Quanto tempo demora para a chegada da intimação? Grato.