Faço o recolhimento do GPS no código 1007 no valor de 20% em cima de um salário mínimo. Eu gostaria de aumentar o valor que pagarei ao INSS. Por isso gostaria de saber se eu posso alterar só no carnê, ou eu devo ir ao INSS fazer alguma mudança lá também. E se eu precisar fazer a mudança, eu posso fazê-la por outra pessoa ou só a pessoa pode ir fazer?

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 07 de novembro de 2016, 10h42min

    Em GPS de arrecadação de contribuições ao INSS não se muda valores de contribuição ou salário de contribuição. O que se pode mudar e isto servidor do INSS ou da Receita Federal (conforme o caso) faz é mudar identificadores do pagamento como CNPJ da empresa, PIS/NIT do contribuinte, mes do pagamento (competencia). É possível mudar código de pagamento (1007 para 1406) se for o caso. Não é possível no entanto mudar valor pago ou data de pagamento. De modo que se você quiser pagar sobre valor maior deve pagar uma guia adicional com valor complementar e nova data de pagamento com os identificadores citados principalmente as competências. No entanto depois de algum tempo há defesas no sistema do INSS para bloquear estes pagamentos por conta própria (creio que mais ou menos 6 meses de atraso) o que faz com que tenha de ir ao INSS para comprovar atividade que suporte um valor maior de contribuição. E em tal caso é o INSS que vai lhe gerar a GPS (guia adicional) de pagamento.

    ?

    Desconhecido Segunda, 07 de novembro de 2016, 15h45min

    Uhm, certo. É porque eu pago uma guia para meu tio referente a um salário como autônomo. Ele agora gostaria de aumentar a contribuição dele, por isso estou perguntando. Então eu tenho que ir ao INSS e pedir uma guia adicional, certo?

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 07 de novembro de 2016, 18h28min

    Certo. É isto mesmo. Sendo que você com procuração particular de seu tio pode se apresentar no INSS pedindo por ele. Entre em contrato com o fone 135 do INSS para agendar atendimento e tirar outras dúvidas. Também em www.previdencia.gov.br você pode agendar e pedir outros serviços do INSS.