Boa noite! Gostaria de saber se tenho direito a PENSÃO ALIMENTÍCIA, tenho 22 anos e não tenho condições de me sustentar. Já tentei arrumar emprego, mais como só possuo o ensino médio e não tenho experiência, não consigo um trabalho. Moro de favor com os pais de uma amiga, que me acolheram como filha, eles pagam tudo para mim, me tratam como se fosse da família. Porém não tem condições de me ajudar a estudar e custear a passagem e os outros gastos que uma faculdade tem. No ano de 2015 fiz o ENEM e passei pelo FIES para uma faculdade, cheguei a me matricular, e tive que cancelar a matricula porque meus pais se negaram a me ajudar. Eles são Servidores Públicos e ganham bem, todo mês, mas se negam a me ajudar. Quando pedi ajuda a eles, eles alegaram não ter dinheiro, com tudo percebo que estão sempre viajando e se hospedando em pousadas quase todos os meses, sempre mostrando que tem condições financeiras, mas ainda se negam a me ajudar. Além disso possuem imoveis alugados em seu nome. Perdi uma oportunidade esse ano por conta disso, e não quero perder outra ano que vem. Sabemos que o país esta em crise e vida está difícil, por isso muitas pessoas estão desempregadas e eu não acho justo querer estudar, eles terem condições e se negarem à isso. Por favor gostaria de saber se tenho direito a pedir PENSÃO para que eles paguem minha faculdade passagem, material, etc?? *Para quem quiser saber, não moro com eles por problemas sérios que ocorreram comigo quando estava na guarda deles. Não sou emancipada, dependo dos pais da minha amiga.

Respostas

  • -1
    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de novembro de 2016, 18h59min

    Querida, desde seus 14 anos vc poderia já estudar uma profissão, um curso profissionalizante, ter tido contrato como menor aprendiz, estagiando, para ao chegar em seus 16 anos (há 6 anos atrás) já ter conseguido um emprego formal!!

    Não se sobrevive apenas de emprego!! O que se precisa é de trabalho, portanto, TRABALHE, não viva na aba dos outros!!! Procure um curso gratuito no Senac e conquiste uma profissão em que possa atuar como autônoma.

    Vc teve desde seus 17 anos para entrar na faculdade, aos 22 anos já devia ter concluido um curso superior de 4 anos e ainda terminado uma especialização!!!! Escola publica existe para isso, como as faculdades publicas que são de graça!!!

    Se saiu de casa por decisão propria, dificilmente conseguirá pensão pois há muito teve tempo e obrigação de buscar seu proprio sustento

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de novembro de 2016, 19h00min

    "não moro com eles por problemas sérios que ocorreram comigo quando estava na guarda deles. Não sou emancipada, dependo dos pais da minha amiga."

    Se a justiça não tirou a guarda deles quando vc tinha menos de 18 anos, então vc mudou-se porque quis. E emancipada vc é, goste ou não, queira ou não, vc só se acomodou a ser sustentada pelos outros!! Ao completar 18 anos vc se emancipa, e assume sua vida.