Legalmente com quanto tempo o pai pode levar meu filho para a casa dele?
Tenho um filho de 7 meses e ainda amamento ele, eu e o Pai não chegamos a ficar juntos, na gestação ele me ajudou pouquíssimo e nós não tínhamos contato, discutíamos quase sempre, quando o bebê nasceu eu entrei na justiça para ele pagar pensão, o mesmo não tinha emprego nem estudava, antes de tudo se regularizar ele visitava o bebê 1 vez ao mês ou nem isso, quando regularizou, ele começou a fazer visitas todos os fins de semana, já a família dele, não tenho contato algum, eles vieram visitar o bebê após o nascimento no máximo 5 vezes, depois nunca mais os vi, agora, depois de meses a avó paterna reapareceu pedindo para levar o bebê para passar o dia com a família deles, sendo que moram na cidade ao lado e não conhecem bem o bebê. Porque enquanto eu amamentar, não vou autorizar!
Não importa o relacionamento de vocês... como foi, a duração, como terminou...
A criança tem o direito e conviver com ambos, pai e mãe. Tirando amamentar, o pai pode prover todos os cuidados que a mãe pode... tão logo a criança não dependa mais do leite materno pode frequentar a casa do pai sem restrições.
Isso se dá por volta de 1 ano de idade.... com meu filho foi com 6 meses, pois não mamava no peito
"antes de tudo se regularizar ele visitava o bebê 1 vez ao mês ou nem isso, quando regularizou, ele começou a fazer visitas todos os fins de semana"
O que importa é justamente este convivio. Se filho e pai já convivem, não há estranhamento, lamento informar que seus medos, inseguranças, etc não tem a menor importância.
Contudo, enquanto a criança depender do leite materno os pernoites ficam mais dificeis de acontecer, mas depois de 8 a 12 meses, não terá mais como evitar, o leite materno deixará de ser fundamental devendo apenas ser aplicado cada vez menos frequente, e esta aplicação o proprio pai pode fazer, basta que a genitora faça a retirada e congele, afinal, o interesse é favorecer a saude da criança.