Marcela Terça, 24 de junho de 2003, 1h40min

    art. 52 - ineficácia objetiva ferindo objetivo de solver o passivo da empresa com ou sem intuito de fraudar os objetivos da falência.
    art. 53 - houve má fé, dái a instauração de inquérito judicial, ineficácia subjetiva.

    A ineficácia do ato, objetiva ou subjetiva, deve ser declarada pelo juiz da falência numa ação falimentar própria, a revocatória. Como destaca a doutrina,não se confunde a ineficácia de atos anteriores à sentença de decretação da falência com a nulidade dos praticados após a decisão da quebra.

    Mais detalhes:
    COELHO, fÁBIO ULHOA, Curso de Direito Comercial, Ed. Saraiva, Volume 3, 3ª edição, 2002.

    ?

    Assis Quarta, 09 de julho de 2003, 15h26min

    Meu tcc, foi sobre esse assunto. Segue a bibliografia.
    Att,
    Assis

    BIBLIOGRAFIA

    ARRUDA, Roberto Thomas. Processo de Falências e Concordatas - Prática e Jurisprudência. Vol. I, Ed. Juriscrédi, s.d.

    ASSAN, Ozíres Eilel. Falências e Concordatas, Dec-Lei 7.661/45 à Luz da Jurisprudência. Ed. Celled, Leme, 2000.

    BATALHA, Wilson de Souza Campos e RODRIGUES NETTO, Sílvia Marina L. Batalha. Falências e Concordatas: Comentários à Lei de Falências - Doutrina, Legislação e Jurisprudência. LTr, São Paulo, 1999.

    CAHALI, Yussef Said. Fraude contra Credores. São Paulo, Revista dos Tribunais, 1990.

    FERREIRA, Waldemar. Tratado de Direito Comercial. Vol. 14. São Paulo, Saraiva, 1965.

    MAGALHÃES, J. Amilton de. Direito Falimentar Brasileiro. 3ª ed. São Paulo, Saraiva, 1994.

    MARIANO, Henrique. Fraude de Execução e Fraude contra Credores. R. Trimestral de Jurisprudência dos Estados. São Paulo. p.45-49. Dez. 1994.

    MAXIMILIANUS, Cláudio A. Fümber. Roteiro das Falências e Concordatas. São Paulo. 13ª ed. Revista dos Tribunais, 1995.

    MILHOMENS, Jonatas. Manual de Prática Forense (Civil e Comercial). Vol. II. 4ª ed. Rio de Janeiro, Forense, 1960.

    MIRANDA, Pontes de. Tratado das Ações. Tomo IV. São Paulo, Revista dos Tribunais, 1973.

    MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado. Rio de Janeiro, Borsói, 1972.

    NONATO, Orosimbo. Fraude contra Credores: Da Ação Pauliana. Rio de Janeiro, Ed. Jurídica e Universitária, 1969.

    OLIVEIRA, Lauro Laerte de. Da Ação Pauliana. São Paulo, Saraiva, 1989.

    PAES, P. R. Tavares. Fraude contra Credores. 3ªed. São Paulo, Revista dos Tribunais, 1993.

    PARIZATTO, João Roberto. Fraude de Execução e Fraude contra Credores: Embargos de Terceiro: Ação Pauliana: Doutrina, Jurisprudência, Prática Forense. Ouro Fino/MG, EDIPA, 1999.

    PARRY, Adolfo E. Tutela del Credito en la Quiebra y en el Concurso Civil. Tomo I, Ed. La Ley, Buenos Aires, 1945.

    REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. Vol. II. São Paulo, Saraiva, 1993.

    REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Falimentar. Vol. I. 14ª ed. São Paulo, Saraiva, 1991.

    THEODORO JUNIOR, Humberto. Lesão e Fraude contra Credores no Novo Código Civil Brasileiro. Revista Jurídica. São Paulo. p.133-161. Jun. 1999.

    VALVERDE, Trajano de Miranda. Comentários à Lei de Falências. Vol. I. Rio de Janeiro, Revista Forense, 1948.