Essa semana ocorreram várias buscas e apreensões contra inúmeras casas de jogos eletronicos (caça níqueis e afins) no Brasil e o seguinte pensamento veio a tona:

Fruit of the poisonous tree (fruto da árvore envenenada). Segundo tal entendimento, embora a prova colhida no processo seja lícita, ela deriva de uma outra obtida por meio ilícito. Caso a prova fosse aceita, seria o mesmo que dizer que o sistema estaria aprovando o modo ilícito como foi obtido a prova.

Passando esse mesmo pensamento para o tema exposto, por que o Governo luta tanto contra os bingos, sendo que a própria União e o Estado se valem de sorteios para angariar recursos orçamentários??? Ela não seria a primeira a dar o devido "exemplo"?. Se o Estado pode, por que os outros nào tem o mesmo direito, por que não a legalizam logo de uma vez??

Respostas

    ?

    Arthur Piandres Segunda, 14 de abril de 2003, 10h28min

    Por detrás dos bingos, caça-níqueis e toda a modalidade de jogatina, está a lavagem de dinheiro que financia o tráfico de drogas e toda a estrutura criminal que assola o país.
    A oposição não é tão-somente ao jogo, mas a seus efeitos que, para serem combatidos, resulta na proibição do jogo.
    Quanto aos jogos financiados pelo Governo (lotorias, mega-sena, etc...) os recursos são investidos na área político-social (não quanto deveriam, mas são investidos sim).
    Os bingos/caça-níqueis/cassinos são um máfia sonegadora de impostos que manipulam a boa-fé dos incautos, induzem ao dinheiro fácil (o que é uma ilusão) e, sem dúvida, devem ser extirpados de nossa sociedade.
    A lei que os proíbe foi aprovada, agora, esperamos os resultados.

    ?

    marco Quinta, 02 de outubro de 2003, 14h33min

    Prezado colega, permita-me algumas observaçoes sobre sua resposta. Em primeiro lugar, devemos tratar as questões separadamente: se há o envolvimento de delitos e crimes por trás da atividade de bingo, estes tem que ser apurados nesta órbita restrita, para que comprovada a utilização do recinto ou qualquer outro envolvimento direto de uma atividade com a outra, ai sim poderiamos fazer qualquer tipo de associação. Mas mesmo isto não justifica a extinção da atividade de bingo.
    Em segundo lugar, a questão fundamental colocada pelo leitor é:por que o privilegio do jogo ao Estado ? Uma resposta seria de que os jogos sempre beneficiam aqueles que os promovem e dessa forma não seria um jogo justo. Sendo assim, o lucro deveria voltar para a sociedade. Mas mesmo esta resposta não poderia discriminar o setor privado. Há ainda a possibilidade do bingo promover satisfação aos individuos pelo simples fato de congregar pessoas, ou qualquer outra razão. Então vê-se que a iniciativa privada poderia fornecer tal serviço e ser remunerada. Portanto, a melhor resposta deve localizar-se numa dimensão totalmente arbitrária e assim deveria contar com alguma forma de votação ou plebiscito popular. Como é a minoria que faz barulho, se você é contra, lute; se é a favor, lute também. Eu particularmente sou a favor.