Meus pais se divorciaram ano passado de um casamento com regime de comunhão universal de bens. Meu avô materno faleceu quando minha mãe tinha apenas 6 anos de idade e minha avó faleceu esse ano, em Maio. Meus tios, bem como a minha mãe receberam suas respectivas heranças da venda de uma casa dos meus avós maternos. Porém, meu pai agora está cismado de que precisa assinar para que o restante da herança seja partilhado (entre alguns primos). Portanto, gostaria que me ajudassem a esclarecer se meu pai tem ou não direito dessa herança, que inclusive, já foi dividida. Grato!

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Quinta, 10 de novembro de 2016, 18h42min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    A questão necessita maiores esclarecimentos. Quando seu pai casou com sua mãe? Quando seu avô materno morreu? Quando foi feita partilha dos bens e qual parte ficou com sua mãe? Quando houve o divórcio de sua mãe? Por ocasião do divórcio ficou acertada a parte dos bens que caberia a cada um dos divorciados. A questão acho salvo melhor juízo por causa do regime de comunhão de bens universal ser resolvida apenas na parte da herança de seu avô que ficou para sua mãe. A herança por morte de sua avó materna que morreu recentemente após o divórcio não está em questão. Se for o caso será na parte da herança de sua avó materna para sua mãe que caberá acerto para ele receber o que lhe cabia na parte do sogro e porventura ele não tenha recebido. Os tios irmãos de sua mãe não tem nada a ver com a questão.

    ?

    Desconhecido Quinta, 10 de novembro de 2016, 19h07min

    Compreendi, agora a questão ficou mais clara para mim.
    Meus pais se casaram em 1995, quando minha mãe possuía 24 anos e meu avô materno faleceu quando minha mãe possuía 6 anos de idade.
    A partilha dos bens foi feita em julho e minha mãe recebeu uma percentagem da casa dividida em partes iguais entre ela, meus tios e primos (de tios falecidos). Tanto a parte referente ao meu avô, quanto a parte referente à minha avó, foram divididas em julho.