Trabalhei 18 anos em um banco e agora já trabalho a 15 anos como técnico de raio x, gostaria de saber se já posso entrar com o pedido de aposentadoria no regime especial.

Qual o tempo para aposentadoria do cargo de tecnico de raio-x?

Obrigado.

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 14 de novembro de 2016, 9h15min

    Trabalhei 18 anos em um banco e agora já trabalho a 15 anos como técnico de raio x, gostaria de saber se já posso entrar com o pedido de aposentadoria no regime especial.
    Resp: Não. Por não ter sequer 25 anos com exposição a agentes nocivos como radiação (só tem 1 anos).

    Qual o tempo para aposentadoria do cargo de tecnico de raio-x?
    Resp: Desde 28/4/1995 não existe aposentadoria especial por grupo profissional ou atividade. O direito depende de avaliação sobre a nocividade do serviço em cada caso, pela exposição nociva a agente físico, químico ou biológico. Então se laudo feito por especialista entender que as medidas coletivas e individuais eliminam ou neutralizam o risco de exposição à radiação e isto for corroborado pelo INSS ou pela Justiça o direito é negado. E a aposentadoria só poderá ser obtida ao completar 35 anos de contribuição daqui a 2 anos. Sendo aposentadoria por tempo de contribuição e não especial. Se o INSS ou a Justiça entender que você tem 15 anos especiais estes serão multiplicados pelo fator 1,4 (35/25). O resultado é 21. Somados aos 18 de banco daria 39 anos. O que permitiria a aposentadoria por tempo de contribuição com conversão do tempo especial em comum e após somado ao tempo comum.

    Obrigado.