B

    batalhadora Sábado, 24 de novembro de 2007, 15h24min

    Acho que a Justiça é um ideal a ser buscado por todos nós. E o Direito o seu instrumento. Pelo menos eu acredito nisso.

    O direito é para todos (pelo menos em tese). Há os juizados especiais e a Defensoria Pública. A Defensoria até então era meio deficitária por excesso de demanda. Mas, com o aumento de seus subsídios, creio que aumentará o número de defensores.

    Quanto ao fato de que a cadeia só tem pobres e pretos, tive um professor que defendeu uma tese de mestrado, onde ele fez uma pesquisa de campo, séria e com números reais. Pelo menos onde ele fez a pesquisa, a proporção de brancos superava a de negros. Quanto à classe social, não sei dizer.

    Mas é fato de que as coisas precisam melhorar.

    As pessoas precisam de educação. Acredito muito na educação pra mudar as coisas. A educação é fator de inclusão social, de conscientização e é criadora de oportunidades.

    A

    Albano Pedro Quarta, 04 de junho de 2008, 7h09min

    O Direito é antes de tudo uma realidade social decantável pelos intrumentos lógicos da filosofia e da sociologia do Direito. Pensar-se que o Direito corresponde apenas a um ideal é apartar-se do conceito do Direito Positivo (compreendido como ser e dever ser) enquanto unidade integradora da realidade e o ideal. Sendo certo que a acção realizadora da norma jurídica é acompanhada pela ideia harmonizadora do interesse colectivo como dever ser. Ideal colectivo.

    A

    Aparecida Quinta, 26 de fevereiro de 2009, 20h07min

    Olá
    Em TUDO, no mundo adulto, há alguma ideologia por detrás. Não existe neutralidade, as pessoas e a sociedade vivem e agem segundo interesses econômicos/ políticos/ sociais. O Direito em sua essência, é igualitário, direito é direito de todos, a tudo, em condições de igualdade. O ordenamento jurídico brasileiro também, como não poderia deixar de ser, é instrumento ideológico sim, com base no sistema capitalista, onde a igualdade está disposta apenas na letra fria da lei, não se efetivando no campo social.

    V

    ViniciusRV Quinta, 29 de outubro de 2009, 22h51min

    Não, o direito não, as pessoas que o aplicam, em grande maioria sim.

    C

    clovis aparecido mantovani Domingo, 13 de março de 2011, 11h34min

    Creio que o direito é uma obrigação do Estado em proporcionar e cumprir para as pessoas de acordo com a nossa constituição. Nós quando saímos do estado natural em que estavamos não tinhamos nenhum tipo de direito, o direito era a auto-tutela precisavamos nos defender por nossa conta, porém sabemos que para que tenhamos acesso ao direito neste país é necessário ter conhecimento, e infelizmente as pessoas não têm ciência disso. É obvio que somos cidadãos de papel, pois os nossos direitos está somente na Constituição, mas como falei, o direito deve ser conquistado por cada cidadão, mas para isso deve haver conhecimento. Tem uma mensagem na Biblia que diz: O meu povo erra e sofre por não ter conhecimento. O povo só sabe de suas obrigações mas dos direitos são poucos que correm atrás, por isso que sofrem. Por isso como falei, nós pagamos pelos nossos direitos e o Estado tem a obrigação de nos proporcionar isso. Cabe ao povo cobrar isso dos nossos governantes. Então o direito pode sair da ideologia e do papel se as pessoas correrem atrás do que é útil. Quanto a questão de pobres ou negros que ficam nas cadeias, no nosso país existe uma questão cultural que foi implantado pelos nossos dominadores no passado, os portugueses, espanhós etc. Hoje são os americanos que querem impor suas culturas idiotas, para deixar o povo cada vez mais dominado. Por isso creio que o direito continuará sendo uma ideologia se as pessoas não lutarem por ele. Na vida temos escolhas, é só saber escolher e não esquecer de cobrar. Se todos fizessem isto tenho certeza que o nosso Brasil seria um verdadeiro Estado democrático de Direito. Espero ter te ajudado.

    A

    Adv. Nicolás Baldomá - RIO/RJ - - [email protected] Domingo, 13 de março de 2011, 13h15min

    Você tem alguma dúvida? O Direito é a própria ideologia institucionalizada, seja onde for ou qual for a ideologia ou significado filosófico do termo.

    Não há nada de errado nisso, pois o ser humano é um animal político e pensa, cria, racionaliza em torno do que toma como ideal para si e para os demais.

    Ainda que compreendêssemos o direito como norma pura, ainda assim, a norma surge de um ideal de um grupo (mesmo que o grupo seja toda a coletividade) de poder que pretende impor seus pensamentos através da norma. Nesse ponto de vista, o Direito, tomado o termo em si próprio, não é ideológico, mas não há como dizer que as normas não se refletem na ideologia de quem as criou.

    Tridimensionalista que sou, penso que o Direito é fato, valor e norma. O fato da vida, em meu ver, sofre, irremediavelmente, ação da análise axiológica por parte de quem cria e vive a norma.