Um cidadão adquiriu um veículo (financiado) de uma financeira, em 24 parcelas.

Destas, pagou 22, religiosamente, sempre em dia.

Faltando duas parcelas, vendeu o veículo para um conhecido, que assumiu a responsabilidade de pagar as duas faltantes.

Ocorre que por alguma razão, este (amigo), atrazou a primeira um mês, e a segunda mais de dois anos, acabou pagando. Ou seja, o financiado (o cidadão que tinha o veículo em seu nome), não tem nenhuma restrição em seu nome, porém não consegue fazer nenhum financiamento, porque ao tentar fazê-lo, aparece sempre a informação que o postulante ao financiamento é mau pagador...

Pergunta: Qual o melhor caminho para resolver a questão?

Possibilidades: 1) Administrativamente, notificar a Financeira, para que retire essas informações negativas do Banco Central, pois ao que parece quem dá esse tipo de informação é o Banco Central.

2) Judicialmente, acionar o poder Judiciário, através de uma ação de reparação por danos morais, tendo no polo passivo a Financeira e o Banco Central.

Fica a pergunta aos experts.

Respostas

    A

    Ana Elena Alves de Lima Segunda, 26 de novembro de 2007, 21h03min

    Boa noite, Clelio
    estas informações ficam registradas no SISBACEN, acredito que a principio deva notificar judicialmente para que retirem as informações negativas caso não resolva entre com a ação de reparação, com pedido de tutela antecipada requerendo a retirada das informações sob pena de aplicação de multa diária, fiz uma ação similar, para instruir e conseguir a tutela antecipada juntei todas as certidões, SPC, Serasa, etc, o Juiz fixou multa diária de R$ 1.000,00, acredita que o Banco cumpriu depois de mais de 100 dias para a felicidade do cliente.....

    ?

    Célio de Souza Barbosa Terça, 27 de novembro de 2007, 1h05min

    O SISBACEN deve ser um órgão do Banco Central do Brasil e o endereço deveria ser o mesmo do Banco Central da Av. Paulista ou tem outro?

    Você endereçou diretamente ao Banco Central ou através da Financeira?

    Grato

    ?

    Célio de Souza Barbosa Terça, 27 de novembro de 2007, 1h19min

    Ana você teria esse modelito para disponibilizá-lo. Se tiver pode enviá-lo para o meu email: [email protected] ?

    Grato