Tenho 11 anos de trabalho em Economia Mista, ingresso por concurso público. Em caso de privatização, tenho algum direito a estabilidade?

Há 9 anos ·
Link
· Editado

Art. 492 – O empregado que contar mais de 10 (dez) anos de serviço na mesma empresa não poderá ser despedido senão por motivo de falta grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovadas. Parágrafo único – Considera-se como de serviço todo o tempo em que o empregado esteja à disposição do empregador. Esse artigo se aplica para o caso de venda da empresa?

2 Respostas
Eldo Luis Andrade
Há 9 anos ·
Link

Não se aplica nem se a empresa continuar estatal. Desde 1966 com a criação do FGTS bão existe mais esta estabilidade decenal. Quem completou os dez anos na época teve o direito adquirido. Quem não completou não completaria mais. Acho que após 50 anos nenhum que alcançou os 10 anos antes de 1966 ainda exista. Ou se existe está aposentado e não trabalha mais. O dispositivo apenas não foi revogado expressamente. Mas foi revogado tacitamente tanto por lei que criou o FGTS à época como por mudanças constitucionais inclusive a realizada por ocasião da Constituição de 1988.

Autor da pergunta
Há 9 anos ·
Link

Obrigada Eldo.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos