Já fiz muitas pesquisas porém não consigo entender realmente. Sou do curso de Ciências Contábeis e tenho uma apresentação de direito para fazer, e vou falar sobre os tipos de salários, mas não fica claro pra mim a diferença entre um e outro, os outros tipos de salário eu entendi, menos esses dois. Gostaria de saber qual a diferença entre salário- base e salário mínimo e se possível alguns exemplos!

Respostas

    Carlos

    Carlos Segunda, 28 de novembro de 2016, 15h09min

    Salário-base é o salário-fixo, ou seja, é uma parte da remuneração. A remuneração é composta por salário-base + adicionais + variáveis. Por exemplo, salário-base + adicional de insalubridade + horas extras.
    Salário-mínimo, como o nome já diz, é o valor mínimo que você pode pagar a título de remuneração para um empregado que cumpre uma jornada mensal de 220 horas (regra), podendo ser o salário-mínimo nacional ou o salário mínimo estadual, também, chamado de regional. Estendendo esse conceito, entendo que posso considerar também o piso da categoria (sindicato).