Oi meu nome é Alan na é eu estou muito aflita pois eu comecei a trabalhar em uma empresa de telemartig e maio e por causa de uns problemas pessoais não deu mais para eu ir trabalhar e eu ligava para a empresa e eles nunca me atendiam a empresa muito longe para ir lá e por conta dos problemas que tive não dr para eu ir e eu queria pedir as contas pelo telefone e depois comparecer lá mais eles não atendiam deu abandono e depois eu ia sempre para da baixa mais ele sempre diziam que estava sem sistema eu ligava pra saber se podia realmente mais também não atendiam já perdi muitos empregos por causa disso pois eu não tinha dinheiro para ir direto na empresa pois era muito longe de onde eu morava faz um mês que estou aqui em Recife fui embora de São Paulo já tentei da baixa aqui mais não consegui não sei o que fazer pois estão me chamando para trabalhar não sei se faço outra carteira e perco minhas experiências passadas não sei se eles podem mandar o line ou eu mandar a carteira pelo correio não sei O que fazer me ajudem por favor pois preciso trabalhar

Respostas

    Carlos

    Carlos Segunda, 28 de novembro de 2016, 14h04min

    Por lei, a empresa deve fornecer um recibo ao empregado e só pode reter a carteira de trabalho por 48h. Por outro lado, você, como empregado, entendo que deveria ter pegado a carteira antes de ir embora, pois a empresa não tem obrigação de mandar a carteira pelos Correios.
    Procure entrar em acordo com a empresa, por exemplo, mandar a carteira pelos correios por sua conta com AR (aviso de recebimento) para, assim, você evitar ser prejudicado por não poder comprovar experiência nas funções que você já exerceu e, principalmente, para evitar ter problema numa futura aposentadoria na hora de contar o seu tempo de contribuição.
    Em último caso, faça outra via da CTPS no Ministério do Trabalho para evitar perder outros empregos e volte em cada uma das empresas onde você já trabalhou e peça para fazer uma cópia do registro, você tem esse direito.