Uma conhecida me procurou pedindo uma solução para o seu caso. Como não tenho qualquer experiência na área trabalhista, busco orientação. A empregada foi contratada para trabalhar numa agência de publicidade, por lá permanecendo somente por 1 semana, em razão de desentendimento com a proprietária da empresa. No momento da dispensa a empregadora afirmou que iria "acabar com a vida da trabalhadora". Dias após, a empregada procurou a agência, para reaver sua CTPS. Afirmando não ter nada a tratar, a proprietária da empresa determinou a saída imediata da empregada do local, caso contrário chamaria a polícia. Quando saia do prédio, a moça foi surpreendida pela chegada da polícia. Os próprios policiais orientaram a moça a ingressar com uma ação de reparação de danos morais. Ocorre que até o presente momento, vinte dias após o fim do vínculo empregatício, a empresa não restituiu a CTPS da empregada, afirmando que o referido documento estaria com o jurídico, sendo da competência deste sua devolução. A dúvida é a seguinte: qual a ação cabível para fins de restituição da CTPS? É cabível alguma cautelar? Posso já ingressar com uma ação visando a restituição do documento e, posteriormente, ingressar com o pedido de indenização por danos morais? Obrigado pela atenção.

[email protected]

Respostas

    Dezza E Patty

    Dezza E Patty Quinta, 09 de outubro de 2014, 13h45min

    boa tarde,
    trabalhava em um empresa como promotora, e fui demitida dia 05/09/2014 e ate o momento nao devolveram minha carteira de trabalho, se eu entrar com uma ação eu ganho?

    Vanicleide Carvalho

    Vanicleide Carvalho Quarta, 04 de fevereiro de 2015, 9h51min

    Bom dia!
    Trabalhei em uma empresa que ate a presente data não devolveu minha CTPS, isso hoje faz 47 dias, a empresa é de Recife, hoje estou em São Paulo, por favor o que devo fazer?
    Obrigado!!!

    R

    Rafael F Solano Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 15h48min

    Ir buscá-la!!!