Meu pai é aposentado e separado da minha mãe, e ele recebe uma aposentadoria de R$10.700,00 por mês. Eles continuam casados no papel porém estão separados de corpos há 7 anos. Desses R$10.700, ele paga R$3.210 que ficam para minha mãe como pensão alimentícia, R$3.500 referentes a um empréstimo consignado, o que faz com que sobre para ele somente R$4.000 por mês. Há 7 anos ele está morando com uma mulher mais nova, que teve uma filha (fruto de golpe) com ele. Porém, ela está querendo se separar e ficar com uma pensão no valor igual a da minha mãe (R$3.210).. Aí minha pergunta é a seguinte: Com essa separação, a pensão da minha mãe pode ser afetada de alguma forma? OBS 1: Enquanto meus pais foram casados, minha mãe era doente e não trabalhava, e eles sempre tiveram um padrão de vida alto, o que permitiu com que ela ficasse com 30% do salário dele. OBS 2: A mulher atual é 28 anos mais nova que ele, é saudável e continuou trabalhando nesse período, além de nunca terem tido um alto padrão de vida. Agradeço!

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 02 de dezembro de 2016, 15h11min

    A pensão de sua mãe somente correrá o risco de sofrer alteração se seu pai entrar com ação revisional, pouco importando se ele vai pagar ou não pensão para a atual esposa.

    ?

    Desconhecido Sexta, 02 de dezembro de 2016, 15h19min

    Caso ele entre com uma ação dessa, até em quanto ele consegue reduzir, visto que ela sempre teve um alto padrão de vida e tem lupus, o que a impede de trabalhar?

    D

    Desconhecido Sábado, 03 de dezembro de 2016, 13h15min

    As vezes nem consegue reduzir, precisar um valor ou se consegue ou não reduzir é impossível, já que cabe ao juiz verificar a possibilidade das partes, e só depois definir se altera o valor ou não.

    Marcelo Peruchi de Assis

    Marcelo Peruchi de Assis Sábado, 03 de dezembro de 2016, 13h35min

    AChei engraçado a parte "filha (fruto de golpe)"

    Marcelo Peruchi de Assis

    Marcelo Peruchi de Assis Sábado, 03 de dezembro de 2016, 13h36min

    Ele pode não ter que pagar pensão pra mãe, mas pra filha vai ter que pagar.