BOM DIA !!!

REGISTREI MINHA FILHA DIA 29/08/2007 COMO MARIA ELISA DOS SANTOS SILVA, MAS SOMENTE AGORA NOTEI QUE NA SUA CERTIDAO ESTA MARIA LISA DOS SANTOS SILVA, O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE ERRO, TENHO A PREOCUPAÇÃO DE QUE SE CONTINUAR COM O NOME ERRADO, SEJA MOTIVO DE "PIADA" QDO COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA. QUE DEVO PROCURAR O CARTORIO??, TENHO COMO RESOLVER ISSO NAS PEQUENAS CAUSAS??, VOU PRECISAR DE ADVOGADO?? , ISTO DEMORA??. AGUARDO RETORNO.

Respostas

    G

    GLC Sexta, 29 de maio de 2009, 19h10min

    Orlando:

    O correto seria que sua irmã comparecesse em Cartório para fazer a devida retificação, anexando as xerox dos documentos:RG, CPF, entre outros, mas como o mesmo está se recusando, deve procurar fazer via judicial, juntando a Certidão antiga e dos documentos para que se faça a devida retificação, isso pode ser feito aí em São Paulo. Caso não tenha condições de contratar um advogado procure a Defensoria Pública.
    Boa sorte.

    M

    mso Sexta, 29 de maio de 2009, 23h47min

    Boa Noite !
    Fui registrada há 52 anos atrás na cidade de Maringá com a especificação da minha cidade natal - Lençoes - Estado de São Paulo.
    Agora preciso tirar uma segunda via do RG e não consigo pois não existe esta cidade. Como devo proceder ?

    O

    Ollizes / Advogado Sábado, 30 de maio de 2009, 9h58min

    MSO

    O que voce vai ter que fazer é uma retificação do seu registro civil (no proprio cartorio), alterando o nome da cidade para o nome correto do seu local de nascimento.

    Primeiramente, ligue para o cartorio onde foi feito o registro que vão te orientar sobre o que é necessario para tal alteração.

    Caso não consiga por essa via, em ultimo caso, tem a via judicial, onde pode ser requerida a alteração.

    boa sorte.

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Domingo, 31 de maio de 2009, 13h18min

    Olá a todos!

    "Como acrescentar o sobrenome da mãe ao nome do filho (que agora está com menos de 2 anos), já que o pai registrou apenas com o seu sobrenome??"

    Abraços.

    O

    Ollizes / Advogado Domingo, 31 de maio de 2009, 16h48min

    FERNANDO.

    OPÇÃO 1 - aguarda o filho completar 18 anos e antes de completar 19, va ao cartório onde foi feito o registro e requeira administrativamente a inclusão. (fundamento legal, artigo 56 da lei 6.015)

    OPÇÃO 2- contratar um advogado para entrar com ação de retificação de registro civil, solicitando a inclusão do patronimico materno. (ou sobrenome se preferir), lembrando que o sobrenome deve constar na certidão de nacimento ou casamento da mãe. (funadmento legal, artigo 109 da lei 6.015)

    Boa sorte.

    [email protected]

    E

    Erlandson Segunda, 27 de julho de 2009, 21h53min

    Quando registrei minha filha ainda não era casado legalmente com minha esposa, então minha filha foi registrada assim: Maria Luiza PEREIRA Batista, acontece que após o casamento, o que ocorreu alguns meses apos o registro de nascimento, minha esposa passou a assinar Caroline de Oliveira Batista, deixando de usar o sobrenome PEREIRA.
    E agora?! Como alterar o sobrenome da minha filha trocando o sobrenome PEREIRA para DE OLIVEIRA, corrigindo o registro para Maria Luiza de Oliveira Batista.??

    C

    claudia baltazar Segunda, 03 de agosto de 2009, 22h39min

    Bom dia!

    Encontrei varias duvidas no forum como a minha, mas não me ficou claro uma coisa, seria possivel esclarecer?
    o meu pai ao ser registrado foi grafado erroneamente o nome de familia, apenas uma letra, e esse erro, obviamente, passou para mim e para meu irmão e agora para a filha dele. Preciso corrigir isto pois o consulado portugues não aceita com a grafia do sobrenome errado. a duvida que ficou foi: meu pai é que deve solicitar a retificação e no mesma inicial, pede-se que em caso deferido que se expeça nova certidão para mim, meu irmão e minha sobrinha, ou, eu mesma posso pedir a correção do sobrenome de meu pai, já que tenho interesse no pedido. meu pai ja tem 68 anos e eu 40, passamos a vida toda com esse erro, só que agora se não for corrigido não consigo a cidadania. obrigada.

    G

    GLC Quinta, 06 de agosto de 2009, 19h39min

    Cláudia:
    A solução será pedir a retificação de grafia no próprio cartório pelo seu genitor, após a retificação do registro do mesmo, ldepois de adquirida a Certidão correta deverá procurar o Cartório que foi feito o seu registro para fazer a devida retificação. Vale esclarecer que o procedimento deve ser feito por sua pessoa, mediante petição assinada, conforme estabelece o art. 110, que se processará no´cartório onde se encontra o assento.
    Espero ter respondido.
    Abraços.

    D

    Dúvida sobre grafia Sábado, 15 de agosto de 2009, 0h18min

    Boa noite!

    O meu sobrenome em minha certidão de nascimento está como "Benetom" sendo a grafia correta "Benetton" com dois T's e um N. Muitas vezes sou questionado por isso com perguntas como: Mais Benetton se escreve com M ? Está certo ?

    O meu avô possui a grafia correta em seu nome, sendo "Benetton", já meu Pai também possui a grafia errada, sendo "Benetom".

    Gostaria de saber, como posso corrigir isso ? É difícil ? Creio que poderia alegar a grafia de meu avô, sendo a correta e devendo ter sido tomada como base para o meu sobrenome e de meu Pai.

    Agradeço

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Sábado, 15 de agosto de 2009, 10h01min

    Benetton..

    A resposta que o Geraldo deu á Claudia acima, serve para vc tb..

    Em sendo indeferido seu pedido de correção pelo cartorio, resta a via judicial, através de uma ação de retificação de registro civil, onde vc anexa o documento de seu avo com o nome certo e pede a correção.

    boa sorte.

    J

    Joao Terça, 27 de outubro de 2009, 3h27min

    Olá à todos.
    Bem, minha dúvida consiste em erros em certidões antigas ( de casamento e nascimento) de meu avô e bisavô. Bem, são erros relacionados a data de casamento ( com erro de 1 ano e de nome escrito errado , no caso, ao invés de Angela está ANTINA. Seria possível o próprio cartório corrigir essas erros, pois todas as certidões são do mesmo cartório, ou a única saída seria um pedido de retificação?...

    Aguardo!!!!!!!!!!!!

    G

    GLC Quarta, 28 de outubro de 2009, 2h03min

    O pedido de retificação terá que ser em juízo, portanto, deve constituir um advogado para requerer as retificações cabíveis.
    Boa sorte.

    F

    FlávioLinux Sexta, 04 de dezembro de 2009, 0h38min

    Olá , tambem estou com um problema na certidão de nascimento e no meu RG, eu nasci em itabuna-BA, e minha mãe e toda a familia dela mora no DF e ela só ficou por uns tempos em BA, e logo voltou para o DF, ela me registrou em BA mas o nome dela que é Ionezia , saiu na certidão Jonezia, mas eu já tinha tirado o RG no DF e saiu Jonezia no RG tambem , e minha mae foi ate a BA para resolver isso, até que ela conseguiu arrumar,mas o nome do meu avó saiu errado, o sobre nome dele e plácido, é saiu plácio na certidão, gostaria de saber se tem como resolver esse problema no DF ?? e quando fui tirar a 2ª via do RG mesmo mostrando a 2º da certidão retificada , o nome da minha mãe ainda continuou como Jonezia, que na certidão já foi resolvido o problema e está Ionezia. é agora como eu faço para que eu possa arrumar meu RG aqui no DF mesmo, já que na certidão já está arrumado o nome da minha mãe?

    G

    GLC Quinta, 10 de dezembro de 2009, 20h30min

    Prezado Flávio:
    Aí, em Brasília, você pode pedir a retificação de seu Registro, desde que constitua um advogado para tal, após a decisão favorável será encaminhado um Mandado para o Cartório onde foi registrado e lá será feito a retificação.
    Boa sorte.

    J

    janainalucena515 Quarta, 30 de dezembro de 2009, 1h30min

    Nasci no Ceará e moro em sao paulo, fiz o pedido da segunda via da certidao de nasc, mas veio com o meu nome errado, me disseram q devo abrir uma ação judicial para corrigir , como devo proceder? obrigada

    M

    Márcio Bertolone Quarta, 30 de dezembro de 2009, 3h29min

    Olá tudo bem ?
    Preciso retificar devido a processo de cidadania algumas certidões do meu bisavô nascido na Itália. A certidão de nascimento Italiana, diz que ele se chama Michelle Giuseppe Agostino Bertolone. Na certidão de casamento e óbito, ele está apenas como Michelle Bertolone, Qual o caminho mais rápido para consertar esse erro. Abraço e ótimo ano novo !

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Quarta, 30 de dezembro de 2009, 6h33min

    Marcio
    O procedimento sempre será o mesmo: ação de retificação no registro civil. Utilizando dos documentos corretos para corrigir os incorretos.

    M

    marcions Sábado, 09 de janeiro de 2010, 1h25min

    Ola.
    Minha mãe, foi registrada com o sobrenome 'Martins de Araujo' e os irmãos dela 'Martins de Souza'. Acontece que quando ela foi registrar os filhos, no mesmo cartório onde foi registrada, o escrivão deve ter se confundido e colocou no registro dos três filhos o sobrenome da mãe como 'Martins de Souza'.
    Em 1996 ela entrou com processo pra corrigir o problema... mas na época, o processo foi arquivado no fórum e hoje já expirou.
    O que fazer pra resolver este problema no meu registro e também de meus irmãos, para que possamos ter o nome correto de nossa mãe?
    Este fato tem nos proporcionado muitos transtornos e, inclusive, não conseguimos incluir um neto como dependente dela no plano de saude pq o nome da avó no registro está diferente.
    Detalhe: Hoje, eu e meus irmãos somos todos maiores, alguns casados e com filhos, e portanto, se corrigido, terá que corrigir na certidão de todos?
    aguardo resposta.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Sábado, 09 de janeiro de 2010, 9h52min

    MARCIONS..

    O erro esta na certidão dos filhos de sua mãe então...

    A correção pode ser feita no cartorio mesmo. A mudança recente da lei 6.015, permite que o pedido de mudança seja feito no proprio cartorio veja:

    Art. 110. Os erros que não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção poderão ser corrigidos de ofício pelo oficial de registro no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, representante legal ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas, após manifestação conclusiva do Ministério Público.(Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    § 1o Recebido o requerimento instruído com os documentos que comprovem o erro, o oficial submetê-lo-á ao órgão do Ministério Público que o despachará em 5 (cinco) dias. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    § 2o Quando a prova depender de dados existentes no próprio cartório, poderá o oficial certificá-lo nos autos. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    § 3o Entendendo o órgão do Ministério Público que o pedido exige maior indagação, requererá ao juiz a distribuição dos autos a um dos cartórios da circunscrição, caso em que se processará a retificação, com assistência de advogado, observado o rito sumaríssimo. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    § 4o Deferido o pedido, o oficial averbará a retificação à margem do registro, mencionando o número do protocolo e a data da sentença e seu trânsito em julgado, quando for o caso. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009).

    Quanto a correção que vc pergunta se tera que corrigir a certidão de todos, não necessariamente.. só de quem tiver algum prejuizo ou quiser a correção.

    boa sorte.

    J

    jorio Domingo, 10 de janeiro de 2010, 16h39min

    Boa tarde... tenho 24 anos e fui registrado como Jório novais côrte neto, so que o sobrenome de meus bisavos eram novaes e côrtez e houve este erro quando registram meu avô e hoje gostaria de o sobrenome corrigido como devo agir