Desde o ano de 2012 cuido de um terreno ao lado da casa que aluguei. O mesmo sempre foi cheio de mato e bichos. Por isso tomei esta iniciativa. Recentemente ouvi falar em USUCAPIÃO e me interessei. Como iniciar e quais etapas a seguir? Por onde começar? Não tenho nenhum imóvel em meu nome e desde sempre morei de aluguel.

Respostas

    Marcelo Peruchi de Assis

    Marcelo Peruchi de Assis Terça, 06 de dezembro de 2016, 6h38min

    Para fazer a usucapião constitucional (de cinco anos) o terreno tem que ter até 250m² e não basta você cuidar dele, você tem que morar nele, ou seja teria que ter edificado algo nele e feito disso sua moradia.

    Se você só cuida dele entendo eu que não gera o direito de usucapir pois você mora em outro lugar.

    D

    Dr.Joao Carlos Galarani São João de Meriti/RJ 183070/RJ Terça, 06 de dezembro de 2016, 8h06min

    Bom dia, não basta apenas cuidar do terreno é preciso preencher os requisitos objetivos do
    art. 1.240 do CC/02,sei que seu desejo e de
    muitas pessoas, mas infelizmente não preenche os requisitos.
    Continue cuidando do terreno, talvez seja seu
    no futuro.