Sou operador de fresadora CNC, tenho 31 anos e tenho dores nas costas e também adquiri um problema no ombro direito, tendinose e síndrome do impacto do ombro. Já levei os relatórios do meu médico, que sugeriu me colocarem em uma função mais compatível, mas o médico do trabalho da empresa disse que "estou apto mas devendo evitar esforços acima da linha do ombro e com carga lombar", e ainda me sugeriu para usar mais a mão esquerda, coisa que não dá pois sou destro. O problema é que esforços com o braço nessas condições é o que eu mais faço. Mesmo assim quando eu disse que era por causa das minhas atividades na empresa, o gerente perguntou mas como você sabe que foi aqui? E quando fui falar com a mulher do RH ela disse que não tinha que emitir CAT porque minha lesão não me impossibilitou totalmente apenas parcialmente não é doença do trabalho, que pelo que li na lei não é verdade. Eu me sinto enganado, pois eles não querem assumir a responsabilidade.

Respostas

    Gui Thomaz

    Gui Thomaz Domingo, 11 de dezembro de 2016, 8h03min

    Bom dia

    Infelizmente n será fácil,mas n desista!,esses empregadores são muito espertos,uma dica que darei,vc precisará encurralar-los pra que saibam que realmente vc sabe dos seus direitos,quando vc entrou na empresa foi feito seu exame admissional que no seu caso é importantíssimo,pois ali comprova realmente que vc entrou sem nenhum problema,mas c ctz irão contestar que o seu problema n tem nada com exames feito ao entrar,mas isso é de responsabilidade do empregador em diagnosticar,se foram displicentes ao não pedir exames adequados ou até mesmo falha do médico ao fazer avaliação,isso vc n tem nada com isso,entao meu amigo,1 ° passo é n deixar eles te vencer pelo cansaço e desistir,2 ° passo caso n tenha,peca a segunda via do ASO(atestado de saúde ocupacional),sendo o admissional e os periódicos,ai sim vc terá meio de questiona-los.
    Caso n tenha condições de capacidade laborativa,de forma alguma aceite manusear sua função com a mão n predominante,pois poderá gerar um acidente de trabalho,caso n tenha jeito,peca um encaminhamento do seu médico ao INSS.
    Boa sorte!