Nobres colegas, estou com dificuldade em fazer os cálculos de honorários de sucumbência pelo NCPC. Ocorre que na inicial foi dado o valor da causa o valor de R$35.000,00 levando em consideração pedido de repetição de indébito com devolução de parcelas recolhidas e dano moral no valor de R$10.000,00. Na sentença o juiz julgou parcialmente os pedidos, indeferindo o pedido de dano moral e condenando ao pagamento a repetição de indébito e devolução. No entanto, considerou na sentença a prescrição trienal , do qual o valor passou a ser muito inferior. Segue o dispositivo: "Condeno a xxxxxx ao pagamento de honorários advocatícios ao patrono do autor, em montante equivalente a 20% do valor da condenação, entendida como a soma dos valores devidos ao autor, devidamente corrigidos, nos exatos termos do artigo 85, paráfrafo 2º, do CPC vigente."

Respostas

    Felix Sehnem

    Felix Sehnem Segunda, 12 de dezembro de 2016, 13h41min

    Esqueça o valor da causa, atualize os valores e ao final incida os 20% de honorarios.

    ?

    Desconhecido Segunda, 12 de dezembro de 2016, 13h51min

    Obrigado pela posição apresentada. Ocorre que o valor de honorários não chegará se quer a R$1.000,00, não sendo considerado na sentença que parte do valor teve a prescrição reconhecida, o que não representa o trabalho exercido em várias instâncias. Acredito que o novo código no art.85, parágrafo 2º, vem ressalvar essa hipotese.