COMPRA DE CARRO ZERO KM. NF CONSTA COMO USADO!!!
Solicito ajuda URGENTE!!!! Cliente pagou carro à vista e consta no recibo ser ele zero km, como anunciado. O carro apresentado não estava emplacado e a concessionária ofereceu transferência para o nome do cliente gratuitamente. Qdo recebeu o carro, dois dias depois da compra, o carro já estava com placa, porém de São Paulo. Questionada, a concessionária não deu maiores explicações, fornecendo a ele documentos onde constavam ela como proprietária. Foi pedido então que ele entrasse em contato depois para esclarecer a situação. Relutante, retirou o carro. Qdo chegou em casa, verificou que na nota fiscal do carro constava o mesmo como usado, não obstante no velocímetro constar apenas 2 km rodados. Questionada novamente, a concessionária se limitou a dizer que era obrigada a passar o carro para o nome dela primeiro e que o clt era o 2o comprador o que não retirava a característica de zero km. O que não é verdade pois o cliente não conseguiu segurar o carro com tal característica. Agora, passados 4 meses, o carro ainda não está no seu nome. Pergunto: a concessionária pode responder por propaganda enganosa e danos morais? Afinal ela enganou o cliente o induzindo a erro, já que não disse que nao seria ele o 1º proprietário e ainda causou prejuízo no seguro. Obrigada.
Prezada Lorena
Sim. Você pode acionar a empresa tanto na esfera cível, bemcomo na criminal.
E meu livro em CD ROM - 4.ª edição - O Código do Consumidor e Jurisprudência Aplicável, colacionei julgados nesse sentido.
Se quiser adquirí-lo é só mandar um e-mail para : [email protected]
Qualquer dúvida: www.forumdoconsumidor.blogspot.com
Cara Lorena. Não entendi.Se vc. pagou à vista por um carro 0 KM. como pôde aceitar uma situação como a que cita ? O correto seria recusar o veículo por não estar no seu nome , Acho que nem seguro vc pode contratar para um veículo de propriedade alheia.Entenda: se está em nome da concessionária,o carro não é seu. O fato de só ter 2 km registrados,nada significa; poderia ter sido alterado o odômetro,mas mesmo que tal quilometragem fosse real,não descaracterizaria o veículo como usado.Conheço o caso de uma pessoa que comprou um carro usado novinho .modelo de 4 anos atrás e com quilometragem zero. Acredito que após 4 meses,nada poderá ser feito em seu favor. A menos que já tenha registrado queixa em delegacia policial e tenha o boletim de ocorrência. Desejo-lhe sucesso. Ávido
Apenas para esclarecer, não fui eu quem comprou o carro, foi um cliente meu. Em segundo lugar, de fato chamei-lhe a atenção de que nem deveria ter retirado o carro da concessionária, já que não correspondia ao que tinha comprado. Eis aí um grande problema, pois tal retirada pode ser entendida como aceitação da situação. Quanto ao seguro, este foi contratado em nome do cliente, muito embora o carro esteja em nome da empresa. Porém não pôde ele contratar a cobertura de reposição de carro zero, por óbvio. A intenção do cliente é ser ressarcido por danos morais face a trapalhada, que entendo foi intencional, no ato da compra (zero - usado) e ainda por não ter sido efetivada a transferência após transcorridos 4 meses. Ele não quer desfazer o negócio porque já se apegou ao carro. Lorena.
Gente, não é que a empresa ontem efetuou a transferência para o nome do cliente e lá na hora, qdo da vistoria e entrega de documentos, o cliente descobriu que na verdade não era o segundo, mas o TERCEIRO dono? Já tinha entrado com uma ação indenizatória por ato ilícito c/c cumprimento de obrigação de fazer no juizado especial, já que o cliente nao pretende devolver o carro. Não tenho muita esperança dele ganhar a ação, já que a obrigação agora foi cumprida, por já terem se passado 4 meses da compra e ainda a não intenção de troca do carro ou desfazimento do negócio. Será que ele terá êxito no pedido de danos morais? Vamos ver no que dá. Obrigada pelos comentários.
Sim é a primeira vez que participo deste fórum, a respeito da questão mencionada, a colega tem o direito de mover uma ação em desfavor da concessionária, e além do mais acho que é isso que ela deve fazer, pois estou quase na mesma situação, adquiri um veículo zero e este veio com alguns defeitos na pintura, onde foram feitos retoques pela concessionária, porém não retirei o veículo da loja, exige um outro e estou aguardando uma resposta dela, preciso saber se existe precedente jurídico neste caso e como posso conseguir, pois paguei o veículo avista.