Tenho um irmão de 28 anos e ele sempre apresentou um comportamento meio estranho, sempre evasivo, olhando no vazio... levamos ele ao médico (psiquiatra) e foi diagnosticado com esquizofrenia. Já foi internado e está tomando pesada medicação. Ele nunca trabalhou nem contribuiu com a previdência social. Gostaríamos de saber o que fazer para requerer um benefício (auxílio-doença) para ele.

Respostas

    J

    Jean Bessa 9879/SC Quinta, 15 de dezembro de 2016, 22h06min

    Ele não tem direito a auxílio-doença, só tem direito a benefício previdenciário que contribuiu efetivamente com a previdência, o que ele pode ter direito é um benefício assistencial, o chamado LOAS, desde que a renda familiar, seja menor que ¼ do salário mínimo. Procure o CRAS em sua cidade que é o Conselho Regional de Assistência Social ou se informe através do 135.