Nayla Caroline Paganini

    Nayla Caroline Paganini 320460/SP Sexta, 16 de dezembro de 2016, 16h28min

    O que você pode fazer é contribuir como autonomo ( se trabalhar como autonomo) ou como facultativo.

    Armando Franco

    Armando Franco Sexta, 16 de dezembro de 2016, 23h30min

    artur//
    Vã a uma Agência do INSS mais perto de sua residência portando CTPS, Catão PIS/PASEP, RG, CPF, comprovante de residência (conta d'agua, luz ou telefone)
    Peça um extrato de suas contribuições. CNIS.
    Peça uma Senha (Cadsenha) de 4 dígitos para você acompanhar suas contribuições já feitas pela CTPS e as a serem feitas como Autônomo ou como Segurado Facultativo.
    Como para suas contribuições com CTPS foram feitas sob a expectativa de se aposentar por tempo de contribuição, sugiro que em qualquer das Categorias CI ou Autônomo você contribua com 20%.
    Segurado Facultativo sem necessidade de comprovar atividade e rendimentos Código 1406
    Segurado CI-Contribuinte Individual(autônomo) Código 1007 mas sujeito a comprovar exercício de atividade e rendimento mensal,,
    Assim que conseguir um novo emprego, pare de contribuir como Facultativo ou como Autônomo.
    Boa sorte
    Armando