a pessoa por emprestar um veiculo para alguém não habilitado pode ser multado?
fui multada por dirigir minha moto sem cnh, porem o documento dela ainda esta no nome do antigo dono e o agente do detran também multou ele por achar q o mesmo havia me emprestado a moto sabendo q eu não era habilitada. isso é legal? posso recorrer
Bom dia Vivian a atitude do agente foi dentro das normas, portanto perfeitamente legal, não há recursos cabíveis neste caso, meu conselho, a CNH para dirigir motos é simples de você tirar, faça isto o mais urgente possível, imagine se por infelicidade algum veiculo danifique sua moto, além de você arcar com os prejuízos ainda vai arcar com as multas, ok? tire sua carta e faça tudo com responsabilidade.....boa sorte
rui, o fato de nao ser habilitado, nao quer dizer q a pessoa é quem tem que arcar com os custos de colisões. se a pessoa nao habilitada estiver dirigindo corretamente, e vem outro veiculo errado e colide com essa pessoa, quem paga é quem está errado independente de habilitação!
Vivian, é perfeitamente possivel recorrer, desde que voce encontre erros ou omissoes no preenchimento do auto de infração.
SR Rui! Me diga uma coisa vc nao tem cnh esta parado num semáforo ai vem um sujeito com CNH D ou E e bate na traseira do seu carro. Te pergunto vc sem cnh vai pagar os estragos do seu carro e do carro do outro habilitado? Quer dizer então que se vc tivesse CNH o acidente naoe teria ocorrido? O não ter cnh fou fator determinante para o acidente ter ocorrido?
Prezado Wesler, pelo que eu entendi não houve colisão e também tanto a Vivian quanto ao vendedor tinham conhecimentos da não transferência da moto, isto significa que ambos estão errados concorda? Note também que meu intuito foi de alerta-la quanto as possíveis consequências e note que neste caso não há como encontrar erros ou omissões, a omissão foi exatamente da transferência não ter sido efetuada com o conhecimento do antigo proprietário, analise bem e veja que o que eu disse a ela foi no sentido construtivo e nunca pejorativo...abraço.
SR. ISS// Creio que esteja havendo um desencontro de informações, PRIMEIRAMENTE DIRIGIR SEM CNH É TOTALMENTE ILEGAL COMO TODOS SABEM, o fator determinante vai ser contra quem bateu na traseira, no entanto quando fizerem o BO e você não tiver habilitado como fica a situação? você continua certo mesmo não tendo sua CNH? será que não tem nenhuma consequência o fato da pessoa não ser habilitada não quer dizer nada???
Então é impossível encintrar erros ou omissões? A omissão a Weslei se refere nao diz respeito a " omissão " quanto a não ter feito a transferência. UMA OMISSAO PASSIVEL DECSE ANULAR O AUTO DE INFRACAO POR EX SERIA O AGENTE NÃO TER ANOTADO O ENDEREÇO DO LOCAL DA INFRACAO, UM ERRO GRAFAR UM NUMERAL INEXISTENTE NO LOCAL DA OCORRENCIA.
Prezados, nossas orientações foi no sentido de chamar a atenção da Vivian quanto a importância da CNH, felizmente não houve nenhum tipo de acidente, com certeza estamos do mesmo lado apenas usando palavras diferentes mas com o mesmo intuito de mostrar a ela os erros cometidos tanto por ela quanto pelo vendedor da moto, tanto que foi mencionado que a multa foi aplicada legalmente, o restante foi apenas uma misturança de coisas que não acontecerem....um ótimo final de semana a todos.
Quando fizerem o bo o maximo que acontece e ser autuado por nao ter cnh mas a responsabilidade pelo acidente sera sempre daquele que DER CAUSA, para responsabilização sempre tera que haver nexo causal. Portanto se vc sem cnh nao der causa ao acidente SOMENTE respondera ADMINISTRATIVAMENTE QUEM DER CAUSA AO ACIDENTE RESPONDE CIVEL independente de ser ou nao habilitado. Isso sem falar em penal e adm.
Rui, erros ou omissões em autos de infração não são difíceis de serem encontrados! Basta que o agente deixe de preencher algum campo obrigatório, ou faça o preenchimento errado, basta que ele erre ou omita o enquadramento, uma informação relevante que elucide o acontecido, etc etc etc. Como a ISS// explicou, arcará com os custos de conserto quem der causa ao acidente, apesar de ser crime e infração administrativa dirigir sem Cnh, não inverte a culpa ao condutor nao habilitado se este não der causa a colisão;
Sua observação foi perfeita Wesler, tudo que foi dito eu sei, no entanto meu objetivo final era para que a duvida da pessoa que colocou esta postagem é exatamente não incentivar ela indiretamente a continuar sem a CNH mostrando supostamente que mesmo estando certa em qualquer acidente ela estaria envolvida por falta da CNH que é obrigatória por lei, este foi meu objetivo e com certeza você entendeu, dirigir moto ou qualquer veiculo que seja passivo de CNH é com certeza muito mais seguro e confortante....
Entramos no discurso, Rui, pois você afirmou em sua primeira resposta que não havia como recorrer, o que não é realidade pelo que já discutimos acima .... Erros e omissões no preenchimento do auto de infração; Quanto a dirigir sem cnh, concordo com você sim que a pessoa tem que se regularizar, para evitar dissabores, visto que hoje é considerado crime dirigir sem possuir tal documento.
ótimo Wesler, fico feliz por você ter entendido minha colocação quanto ao assunto, você é prova viva que não estamos incentivando a ela a permanecer sem a devida CNH, nossa intenção em conjunto é que não haja maiores dissabores em outras situações...abraço e um ótimo final de semana a você e sua família.
obrigada senhores por suas respostas e explicações. estou dando entrada na minha cnh. sou ciente de que estive errada ao dirigir sem a msma, contudo não achei e continuo não achando justo a multa ao antigo dono, uma vez q a moto não seja mais dele. so mais uma questão eu fui multada pessoalmente mas não recebi nenhum papel referente a multa, ela chegara em minha residência? pois não dei meu endereço ao agente. como terei conhecimento por escrito destas multas? obrigada e boa tarde.