Não fui casado somente morei junto, tive um filho e depois de 1 ano me separei, a criança ficou com ela, acertamos um valor entre nós de maneira informal, paguei sempre todo mês mas estou com dificuldades financeiras esse mês de dezembro/2016, terei problemas se atrasar, mesmo não tendo acertado em juiz?

Respostas

    R

    rui barreto Terça, 20 de dezembro de 2016, 12h54min

    Primeiramente guarde todos os recibos ou depósitos feitos para a pensão de seu filho, o melhor a fazer de momento é você expor sua situação a ela e fazerem um acordo amigável quanto ao pagamento, lembrando que isto é uma OBRIGAÇÃO SUA, quanto aos problemas que você poderá ter SIM, não tenha duvidas disto caso ela ele com alguma ação contra você, portanto se antecipe ao problema e converse amigavelmente para evitar transtornos maiores ok? boa sorte

    R

    rui barreto Terça, 20 de dezembro de 2016, 12h59min

    Somente para ilustrar, quanto a ser casado ou não, não importa, o que vale é que você seja o Pai e assumiu suas responsabilidades, e isto com certeza você terá que cumprir pagando a pensão alimentícia..

    F

    fauve Terça, 20 de dezembro de 2016, 15h03min

    Pelo que eu entendi não existe sentença judicial quanto à pensão, certo? Foi apenas decidido informalmente?

    ?

    Desconhecido Terça, 20 de dezembro de 2016, 15h07min

    fauve Sim.

    R

    rui barreto Domingo, 25 de dezembro de 2016, 9h48min

    Bom dia, veja uma coisa, sua resposta quando a sentença judicial esta confusa, primeiro você disse que foi um acerto amigável, depois você colocou que houve uma decisão formal, houve ou não algum acerto Judicial?.....Feliz Natal

    ?

    Desconhecido Domingo, 25 de dezembro de 2016, 10h08min

    Não não, eu disse q Sim, foi apenas decidido informalmente, eu e ela conversamos antes de nos separarmos, e antes de começar os conflitos maiores. Feliz natal

    F

    fauve Domingo, 25 de dezembro de 2016, 11h51min

    Nenhum problema então. E é quase certo que a genitora vai pedir na justiça a regulamentação. E uma vez que a pensão seja determinada ou homologada pelo juiz cumpra-se, ok?

    ?

    Desconhecido Domingo, 25 de dezembro de 2016, 12h25min

    Nesse caso se a justiça não determinar a regulamentação, eu não devo pagar? Porém se eu deixar de pagar mesmo sem regulamentação na justiça, quando ela pedir eu terei de pagar integralmente os meses em que não paguei?

    R

    rui barreto Domingo, 25 de dezembro de 2016, 14h05min

    Olá, não funciona assim, siga os caminhos passo a passo, ou melhor, faça uma coisa por vez, dificilmente a Justiça vai te liberar deste compromisso, não podemos saber qual a decisão que o Juiz vai tomar, mas de qualquer forma não entre em conflito de forma alguma e aguarde ela entrar na justiça, (se é que ela vai entrar) caso ela entre na Justiça primeiramente vocês irão passar pelo pela reconciliação, talvez já na primeira você consiga fazer algo que caiba em seu bolso.....Fauve já fez este comentário corretissimo, estou apenas endossando com outras palavras ok? Não tenha nenhum receio, faça tudo certinho que com certeza vai dar certo.....Feliz Natal a você e procure não antecipar problemas que ainda não aconteceram tá?..

    F

    fauve Domingo, 25 de dezembro de 2016, 17h18min

    Chris é seu filho certo? E ele come, correto? Evidente que você deve colaborar com a alimentação dele, esteja ou não determinado pela justiça. E esteja você trabalhando ou não. Só que é uma obrigação moral e não legal. Enquanto a justiça não determinar não haverá cadeia caso você resolva deixar seu filho à mingua, já que aparentemente é isso que te preocupa.

    Saliento que tão logo haja o pedido e até que a sessão de mediação aconteça o costume é que o juiz já determine alimento provisório.