Recentemente vendi um carro ano 93. Sou pessoa física. Não fizemos contrato de compra e venda, apenas os documentos de cartório para transferência. O comprador andou no carro, e foi visto que havia um vazamento e o motor estava aquecendo. Levamos à um mecânico, que ao conferir informou que poderia ser um determinado defeito responsável pelo vazamento. Sobre o aquecimento do motor de forma anormal, veículo estava equipado com turbo-compressor, não legalizado e não é item de fabrica, necessitando de ajustes, conforme informado ao comprador, porém, andando de forma perfeita, como o próprio comprador no dia da compra andou e certificou-se. Ofereci para deixar o carro no mecânico e este faria o conserto do vazamento, e o ajuste no carro. Porém, o comprador não quis. Preferiu levar o carro assim mesmo, dizendo que levaria ao seu mecânico para revisar. Adverti à ele que não andasse com o carro daquela forma aquecendo, para evitar danos. Agora, após duas semanas, o comprador informou que o carro está em oficina em outro estado (PR), sou do RS, o vazamento não era onde o mecânico que aqui verificou o carro no dia da venda disse, e o comprador informou que devido o aquecimento, a junta do motor está queimada. Não tenho como saber se o comprador usou, e como usou o carro neste meio tempo. No dia da venda, ofereci para consertar o carro dos problemas evidenciados, porém ele não quis. O dinheiro da venda já usei, ele está a me cobrar garantia de 90 dias de motor e caixa. Quais são meus direitos? O que me aconselham?

Respostas

    R

    rui barreto Domingo, 25 de dezembro de 2016, 7h56min

    Bom dia Lauro, este veiculo foi vendido de pessoa física para pessoa física ok? A partir do momento que você fez a transferência corretamente com as devidas assinaturas com reconhecimento de firma e já comunicado ao DETRAN do RS, sua responsabilidade sobre o veiculo terminou, salvo você tenha assinado algum documento que dê a ele alguma garantia (como as lojas fazem) caso contrário a responsabilidade sobre o mau uso ou seja o que for, passa ser totalmente dele....A partir do momento que o bem em seu nome foi transferido e não foi assinado nenhum compromisso de garantia, não existe este tipo de cobrança, no entanto quando da venda do veiculo e você fez este alerta com relação a corrigir o problema e não foi aceito pelo novo proprietário, já não faz mais parte da sua responsabilidade, MAS FIQUE ATENTO, VERIFIQUE SE O VEICULO FOI REALMENTE TRANSFERIDO para você se garantir que seu nome esta totalmente fora de todas as responsabilidades pertinentes ok? Em resumo, você só paga se quiser, caso contrário esqueça....espero ter ajudado

    ?

    Desconhecido Quinta, 12 de janeiro de 2017, 0h26min

    Muito obrigado pela ajuda!

    R

    rui barreto Quinta, 12 de janeiro de 2017, 8h46min

    de nada, não precisa agradecer, estamos aqui para tentar ajudar, boa sorte a você